Ribeirão Preto, Domingo, 30 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem um novo bairro por semana

Ribeirão Preto, Franca e São Carlos aprovaram 42 novos condomínios ou loteamentos ao longo do ano passado

Movimentação dos moradores dentro da própria cidade estimula empreendimentos novos, diz SindusCon

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

As quatro cidades mais populosas da região -Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara- aprovaram o surgimento de quase um novo bairro por semana no ano passado. Mais precisamente, foi autorizado um novo condomínio ou loteamento a cada oito dias e meio.
Em Ribeirão, segundo a Secretaria do Planejamento e Gestão Pública, de um total de 33 pedidos de aprovação apresentados, 17 novos condomínios ou loteamentos receberam aval para que fossem implantados.
A maior parte dos empreendimentos já está em fase de implantação e fica na região sul da cidade, confirmando a tendência de expansão imobiliária naquela área nobre de Ribeirão.
Para o diretor regional do SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), José Batista Ferreira, o surgimento de novos bairros em Ribeirão tem duas razões.
O primeiro é o fato de a cidade ser o "centro físico de uma região que é praticamente metropolitana."
O outro ponto que impulsiona o crescimento é a movimentação populacional dentro da própria cidade, segundo Ferreira. Esse movimento favoreceu o surgimento de novos condomínios, principalmente em razão da busca por segurança.
Já em Franca, foram 18 novos condomínios ou loteamentos aprovados desde o ano passado, sendo seis bairros já implantados e os demais empreendimentos com obras em execução.
O presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), João Carlos Cheade, que também é dono de construtora, disse que o surgimento de empreendimentos voltados às classes média e baixa ajudou a alavancar a expansão.
"É um reflexo de mais acesso a financiamentos, mas também é consequência do melhor nível de emprego da cidade", disse Cheade.
No caso de São Carlos, segundo o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alberto Engelbrecht, são sete novos bairros já implantados ou que estão em fase de construção.
Araraquara é a única das quatro maiores cidades que não ganhou novos bairros. De acordo com a secretária do Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, porém, dois loteamentos aprovados foram construídos em vazios urbanos que existiam dentro de núcleos habitacionais já consolidados.


Texto Anterior: Era o azarão e ganhei, diz Paulo Gomes
Próximo Texto: Expansão deverá se repetir na zona leste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.