Ribeirão Preto, Domingo, 31 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estradão boiadeiro dá origem ao rodeio mais antigo do país

DO ENVIADO A PARANAÍBA (MS)

O estradão é apontado como o "pai" do rodeio no país, por ter originado a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que completou 55 anos.
Até os anos 50, a cidade, hoje com 112 mil habitantes, era conhecida praticamente só por causa de sua pecuária.
Barretos era passagem obrigatória de comitivas que transportavam gado entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de ter um frigorífico desde 1913, o Anglo -hoje pertencente ao JBS Friboi.
Isso foi essencial para o surgimento do rodeio e das festas que hoje proliferam no país. Como Barretos era ponto de passagem, os peões dormiam e se alimentavam nos "pontos de pouso", em noites regadas a música e brincadeiras, como montarias, improvisadas, no gado.
"Diariamente, vinham de Mato Grosso do Sul de mil a 1.500 cabeças de gado pelo estradão. Esses peões trouxeram a cultura caipira que resultou na festa", disse Mussa Calil Neto, ex-presidente de Os Independentes, que organiza a Festa do Peão.
Essa cultura se disseminou e foi responsável pela realização, em 1947, de um rodeio numa quermesse da prefeitura -é, segundo a festa, a primeira competição que se tem notícia no país.


Texto Anterior: Apesar da queda, profissão não corre risco de desaparecer
Próximo Texto: Trato de touros gera polêmica entre ONG e direção de rodeios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.