São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Associação proporciona conforto a crianças com câncer na ida ao hospital

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Paula Diana Antunes com a mãe, Vanilde Antunes , e Johnnys Bezerra em Kombi da entidade

FLÁVIA MANTOVANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Johnnys Bezerra, 15, e Paula Antunes, 11, têm em comum uma história de luta contra o câncer. Para enfrentar vários tumores, passaram por tratamentos que afetaram sua capacidade de locomoção. Não bastasse isso, enfrentavam até duas horas de ônibus e metrô para ir de sua casa, respectivamente nas zonas leste e norte de São Paulo, até o hospital, mais central.
"Chegávamos ao metrô no horário de pico. Todo mundo se empurrava, ele chegou a cair no chão", conta Jonas Bezerra, pai de Johnnys. "Ela não aguentava ficar em pé e passava muito mal por causa da químio. E tinha gente que não cedia lugar", diz Vanilde Antunes, mãe de Paula.
Hoje, eles continuam em tratamento, mas têm muito mais conforto nessas idas e vindas. São atendidos pela Ahpas (Associação Helena Piccardi de Andrade Silva), entidade sem fins lucrativos que transporta crianças com câncer, encaminhadas pelos hospitais. O nome é homenagem à filha da fundadora, Tatiana Piccardi, que morreu de câncer aos cinco anos. "No hospital, vi a dificuldade das famílias que usam transporte público. A criança tem dor, baixa imunidade, enjoa, às vezes não anda", diz Tatiana.
Os veículos rodam 400 km por dia, transportando pacientes que moram a até 50 km do hospital. "Buscamos na porta, damos lanche, brinquedos, travesseiro. Elas descansam, ficam mais alegres e dispostas. E isso ajuda a aderir ao tratamento."


Texto Anterior: Estudo reduz tempo de segurança da terapia hormonal
Próximo Texto: Eficácia de PSA na redução de morte por tumor na próstata é questionada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.