São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POP UP

Gente em Expansão

por IARA CREPALDI

JULIANA MUNDIM

ARTISTA PARA EXPORTAÇÃO

"ATÉ ESTE TEXTO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO VAI MUDAR LOGO." É com estas, entre outras palavras, que Juliana Mundim, 33, apresenta o conceito de seu longa-metragem no escrito introdutório do site Pocket Films For Travelers (www.pocketfilmsfortravelers.com). A obra é desconstruída em vídeos, fotos, desenhos, colagens, textos e sons na internet, ao mesmo tempo em que é produzida há quase uma década pela artista.

Ela viaja sozinha, registrando em diversas mídias o que acontece durante sua impermanência em todos os continentes. Um dia, esse material vai ser editado em um único filme. Mas, enquanto esse momento não chega, Juliana é notada por onde passa com seu jeito de menina.

Na França, foi convidada para lançar o livro de desenhos "I (Heart)" pela editora L'Imprimante e ganhou menção elogiosa no site do jornal "Libération". Neste mês, seus filmes de bolso serão exibidos no Pocket Films Festival do Centro Pompidou, em Paris. "Ainda não entendi o porquê, mas os franceses gostam muito do que faço."

Modéstia. Seus trabalhos também foram expostos no Sandplay Shibuya, em Tóquio, e em inúmeros eventos no Brasil, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o festival de cultura pop Resfest e o Vídeo Brasil.

De suas andanças pelo mundo, também surgiu a revista eletrônica FAQ (www.faqmagazine.net), criada, dirigida, produzida e desenhada por ela, com a colaboração de artistas de múltiplas nacionalidades. O periódico ainda lhe rendeu a curadoria da exposição "Ways to See Places and Landscapes", no Centro Fundação Telefônica, em Lima, no Peru.

Atualmente, ainda sem idéia de quando e como a história do filme acaba, a artista trabalha em novos projetos: um livro de fotos, textos e desenhos do longa, para o ano que vem, e uma série de dez curtas que, garante, ficam prontos em 2008. Sua inspiração? "O mundo. Sou observadora de gente."


Texto Anterior: TERETETÉ: Anedotas do showbiz americano, por Teté Ribeiro
Próximo Texto: CAPA: Alice Braga, por Mônica Bergamo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.