São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSAIO

Pantaneiros

Fotos Greg Gibson, Texto Iara Crepaldi

Vencedor do Prêmio Pulitzer de Fotojornalismo na cobertura da campanha presidencial dos EUA em 1992 e do impeachment de Bill Clinton em 1999, o fotógrafo americano Greg Gibson veio ao Brasil em agosto de 2008, a convite da feira internacional de imagem PhotoImage Brazil, para comandar uma expedição fotográfica no Pantanal na época de seca. A experiência -"um dos destaques da minha vida"- deu origem ao projeto de um livro que pretende capturar o espírito da região e de seus habitantes em todas as estações do ano. Em novembro passado, Gibson voltou para clicar as chuvas, e deve fazer mais algumas viagens até concluir o trabalho, nos próximos dois anos. A seguir, ele descreve a convivência com os "vaqueiros de rostos severos e personalidades amigáveis" e com os animais selvagens.

1. "Muito orgulhoso de seu trabalho, Buiú, projetado no cavalo, é o mais surpreendente dos vaqueiros, o mais ativo e encantador. Nós o chamávamos de John Wayne, porque era nossa estrela na fazenda Carandá, em nossa primeira viagem. Apesar de pequeno, é poderoso. Tem braços magros, mas duros como rochas, e trabalha descalço."

2. "Em uma das primeiras paradas na rodovia Transpantaneira, fiquei espantado com a quantidade de caiman [jacaré-do-pantanal] e outros bichos na beira da estrada e também com as cores do por-do-sol -as luzes de fim de tarde e do começo do dia eram sempre surpreendentes."

3. "André Thuronyi, dono da fazenda Ronco do Bugio, foi quem teve a idéia de fazer um livro para preservar o estilo de vida tradicional, mas desvanecido, dos rancheiros. Ele nos arrumou hospedagem e alimentação em diversas fazendas. Em todas, a recepção foi calorosa e a comida, fantástica: carne, peixe, arroz, feijão e farofa."

4. "Encontramos Universo, como é conhecido na chapada dos Guimarães, no meio da rua. Parecia ser um grande personagem."

5. "Eu nunca tinha visto um tuiuiú e fiquei impressionado com seu tamanho."

6. "Fui atraído pelo rosto deste homem e sua tatuagem no meio da testa."

7. "Essa vaca da Fazenda Promissão se esforçou muito para fugir da marcação com ferro quente, mas não teve chance. Os vaqueiros são fortes e severos com os animais. Podem parecer ásperos ou cruéis, mas esse é o modo de vida deles. Quem os vê o suficiente, percebe que têm piedade e cuidado com os bichos."

8. "Eu adorava ser convidado para partilhar um trago de guaraná em pó, ou 'viagra de vaqueiro', como dizem, com meus amigos pantaneiros. Eles despiram seus corações e almas de braços abertos para mim."

9. "Na estação chuvosa, os pastos ficam submersos em até um metro e meio, e os vaqueiros têm de atravessar rios de piranhas com as manadas."

10. "Foi emocionante encontrar espécies que eu nunca tinha visto antes. Assisti a muitos pássaros pescando e amei o tuiuiú. Mas, como odeio serpente, ficava me perguntando o tempo todo: 'onde estão as anacondas [sucuris]?' É fascinante a simbiose entre a terra, as estações, a água, os cavalos e os vaqueiros."


Texto Anterior: POST: Négocios à parte, por Ana Paula Junqueira, de Davos
Próximo Texto: A Lista: Os livros de minha vida por José Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.