São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A LISTA

Os livros de minha vida

por JOSÉ SARNEY

O presidente do Senado sofreu com a seleção, mas elencou para Serafina as dez obras que compõem sua literatura essencial

Muito moço, quando eu comecei a gostar de escrever, pedi ao meu pai para orientar a minha formação. E ele então me respondeu: "Meu filho, em primeiro lugar, você leia o padre Vieira". E eu lhe respondi: "E depois, meu pai?". Ele disse: "Você leia uma vez mais o padre Vieira". E, eu tornei a perguntar: "E depois?". Ele disse: "Leia o padre Antônio Vieira". Eu segui esse conselho ao longo da minha vida, desde os primeiros anos da minha juventude. E insisti: "E depois, meu pai, só vou ler o padre Antônio Vieira?". Ele disse: "Não. Quando você estiver mais maduro, você leia "Um Estadista do Império", de Joaquim Nabuco, que é o livro mais bem escrito em língua portuguesa no Brasil".

Mantive vida afora fidelidade à orientação de meu pai. A esses dois livros fui juntando centenas e milhares de outros, mas uma lista dos meus livros preferidos, que fazem ainda hoje a minha formação -sou um eterno estudante, com sede de aprender- poderia ser a seguinte, com a dificuldade quase insuperável de escolher somente dez quando tenho por companhia permanente de minha vida milhares de livros.

1."Os Sermões",de Antônio Vieira
(e, mais tarde, sua correspondência fundamental).

2."Um Estadista do Império", de Joaquim Nabuco
Não só o livro mais bem escrito mas o melhor retrato da grande realização política do Império, com o desejo de Nabuco de Araújo de "Reforma ou Revolução".

3. "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes
O maior livro já escrito que contém em si quase todos os livros.

4.A "Mensagem" e a obra poética, de Fernando Pessoa
Levada ao Maranhão na década de 40 por Bandeira Tribuzzi, no momento em que iniciava minhas tentativas poéticas.

5.As "Memórias de Além-Túmulo", de Chateaubriand
O mais extraordinário livro de memórias que já se escreveu.

6."Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa,
que rompeu as limitações da linguagem escrita no Brasil.

7. "Os "Pensamentos",de Blaise Pascal
O grande cientista que trouxe a espiritualidade para a filosofia, com a distinção fundamental de que crer em Deus é matéria de fé, não de razão.

8. A "História do Império", de Tobias Monteiro
Um exemplo de historiador que ao mesmo tempo tem a visão da grande e da "petite histoire", um dos marcos da história no Brasil.

9."A Enxada e a Lança", de Alberto da Costa e Silva
Obra-prima do historiador e também grande poeta.

10."Roosevelt e Hopkins", de Robert Sherwood
Uma biografia que lança luz sobre o homem por trás do grande presidente americano.

O atual presidente do Senado e ex- presidente da República (1985- 1990) é o parlamentar há mais tempo em atividade no Congresso Nacional. Foi diversas vezes deputado, senador pelo Maranhão e governador do Maranhão. Com três ensaios, crônicas e três romances publicados -"O Dono do Mar", "Saraminda" e "A Duquesa Vale uma Missa"-, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Texto Anterior: ENSAIO: Pantaneiros
Próximo Texto: CAPA: Malu Mader
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.