São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERETETÉ

Nora Ephron defende a manteiga e ataca Gwyneth Paltrow

por TETÉ RIBEIRO, de Washington

Comer, filmar, cozinhar

A receita da cineasta e escritora Nora Ephron mistura comida, homens e como manter a cintura

A autora dos roteiros de "Harry e Sally" (1989) e "Mensagem Para Você" (1998) juntou duas paixões em seu novo filme: sexo e comida. São os temas de "Julie & Julia", que conta duas histórias paralelas: a de Julie Powell, uma secretária de Nova York que decide testar as 526 receitas do primeiro best- seller de culinária nos EUA; e a de Julia Child, a autora do tal livro, que "traduziu" a cozinha francesa para as medidas americanas.

Você sabia que no mundo das dietas existe uma regra assim: "aprenda a pedir sua comida como a Sally"? Não acredito! É exatamente o meu jeito de pedir em restaurantes. Uma vez estava em um avião e falei pra aeromoça que tinha me servido café: 'Você pode pegar um pouco de leite e aquecer no microondas, prestando atenção para que não ferva ou faça espuma e me trazer em um outro recipiente porque aquele vai estar muito quente?'. Ela me perguntou: 'Você já viu "Harry e Sally"?'. Contei que era a roteirista, ficamos amigas. Quer ouvir a parte trágica dessa história?

Quero, claro! Ela estava em um dos aviões que se chocaram contra as torres gêmeas. Era a única pessoa que eu conhecia que morreu naquele ataque terrorista.

O quanto de você mesma acaba nas personagens? Sempre tem um pouco. Fico arrasada quando uma receita não funciona. A vida é muito imprevisível, a gente vive levando sustos, e gosto de cozinhar exatamente porque é previsível, sei que se juntar os ingredientes de uma boa receita e seguir aqueles passos, vou fazer uma boa comida.

A paixão por manteiga é coisa sua, das personagens ou culpa da culinária francesa? Nenhum cozinheiro que se preze não gosta de manteiga. Tudo que é delicioso tem manteiga. Você nunca vai errar por botar manteiga demais.

E os maridos desse filme, não são demasiadamente apoiadores? Sabe que o meu é assim também? Acho que há mais bons maridos no mundo do que a gente vê no cinema. Claro que tive que casar duas vezes antes com homens nada fofos, mas finalmente achei um maravilhoso. O da Meryl Streep também é assim. E ela tem quatro filhos. Isso sim é muito raro.

Você ama comer e cozinhar, mas é magérrima. Qual o segredo? Eu sofro, que nem todo mundo. Passo vontade, penso em comida o tempo inteiro, mas só como coisa boa, e em muito menor quantidade do que gostaria. Há uma diferença fundamental entre gordos e magros. Os gordos comem qualquer coisa que estiver na frente deles. E os magros pedem como a Sally (risos).

Você tem uma receita infalível que poderia servir em um jantar em que fossem convidados o vegetariano Paul McCartney, a macrobiótica Gwyneth Paltrow e o carnívoro Jack Nicholson, por exemplo? A Gwyneth é daquelas que não comem laticínios nem farinha de trigo, né? Um ótimo macarrão com molho de tomate resolveria para os outros dois. Tenho muita pena dos vegetarianos, eles deixam de experimentar algumas das melhores coisas da vida. Mas quer saber? Eu faria o macarrão e retirava o convite da Gwyneth. O jantar ficaria mais gostoso em todos os sentidos. Para que perder tempo com ela?

"Julie & Julia" foi exibido na Casa Branca antes de entrar em cartaz, e você e as duas protagonistas estavam na sessão. Como foi voltar à Casa Branca depois de ter sido estagiária no governo Kennedy? Talvez eu tenha sido a única estagiária do presidente Kennedy que ele não paquerou. Isso é uma grande frustração na minha vida amorosa. Mas ir à Casa Branca do Obama foi sensacional. Eu, a Meryl e a Amy Adams agimos como três tietes. Ele veio nos abraçar, a Michelle elogiou muito o filme e nos apresentou a mãe dela, que mora lá. Não sei por que, mas isso me fez chorar de emoção. A sogra do Obama, vê se pode.

Texto Anterior: POP UP: Yael Naïm canta em francês e hebraico e conquista ouvidos pelo mundo
Próximo Texto:PESSOA FÍSICA: Fábio Bibancos lança documentário e apela: "adote um sorriso!"
Índice


Clique aqui Para deixar comentários e sugestões Para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É Proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou imPresso, sem autorização escrita da Folhapress.