São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINO

Voz Própria

por RICARDO VALLADARES

Nada parece deixar Silvio Santos tenso. os exercícios de voz, os planos de comemorar o aniversário em Orlando e a mania de assistir a dvds são as válvulas de escape

Com quase 80 anos, 48 se mostrando na televisão, acionista em 34 empresas, uma dívida de 2,5 bilhões de reais, mulher e seis filhas, nada consegue deixar Silvio Santos tenso. Pelo contrário, o dono do SBT tem tempo suficiente para assistir a um filme por dia, seu passatempo predileto.
No dia 18 de novembro, nove dias após vir à tona o rombo em seu banco, logo no início da manhã, Silvio Santos se mostrava feliz e falante, andando pelos corredores do SBT. Mas seu dia "comum" estava apenas começando: logo após gravar dois programas em sua emissora, foi anunciado o novo diretor de seu grupo de empresas. Pediu demissão, depois de 40 anos, o então fiel escudeiro Luiz Sandoval e assumiu o cargo de extrema confiança o seu sobrinho e chapa Guilherme Stoliar, com a missão de ajudar a sanar a dívida bilionária até 2023.
Mas como um dia na vida de Silvio parece um filme que não tem hora para acabar, à 1h da madrugada soou o alarme de roubo em sua casa no Morumbi. Vestindo um pijama, ele acalmou a mulher e as filhas e levou-as para um quarto blindado. A partir daí foram cenas de filme policial. trinta militares cercaram sua casa, um helicóptero da polícia sobrevoou o local e logo uma pequena multidão se posicionou em frente à sua casa. Por sorte o "invasor" era um galho de árvore que caiu na cerca eletrificada.
A vida de Silvio parece mesmo um roteiro daqueles cheios de mudanças inesperadas, com bastante troca-troca de personagem. Talvez por conta disso a sua maior diversão seja assistir filmes em DVD. Adora falar sobre personagens que não fazem parte de seu dia a dia real e essa parece ser a sua grande válvula de escape. 
Outra de suas diversões tem sido bolar as brincadeiras de um quadro em que faz um jogo de palavras para seu dominical Programa Silvio Santos, do SBT.

DISCIPLINA
Silvio completa 80 anos no próximo dia 12.  Irá comemorar a data com a mulher autora de novelas Íris, suas seis filhas e alguns outros membros da família na casa dele, em um condomínio em Orlando, nos Estados Unidos.
Com a idade que tem, ele impressiona por sua vitalidade e disciplina. Costuma manter a forma com uma série de exercícios matinais, o andar ereto e sua frugalidade. Muitas vezes chega a gravar até cinco horas apenas com o café da manhã que inclui um bife, torradas e um copo de café com leite. Para deixar os neurônios tinindo, costumar ler diariamente jornais, revistas semanais, relatórios de suas empresas, custos de cada programa do SBT. Quanto aos assuntos da emissora, é ele mesmo quem liga para negociar o contrato de seus principais funcionários.
Vaidoso, sua preocupação com a imagem parece ser maior nos últimos meses. Costuma brincar dizendo que é adepto da "igreja da nossa senhora da plástica" e que vai "puxar aqui e ali", apontando  para a boca e o papo. Quando grava seus programas, vai ao salão do seu melhor amigo e confidente Jassa, cabeleireiro que está com ele desde 1976. Lá ele se penteia e, de tempos em tempos, pinta os cabelos, que seriam branquinhos se não colorisse.
Na emissora, é ele quem continua mudando sua grade de programação, mas de forma mais moderada. Tem escutado sua filha e diretora Daniela Beyrute, que deverá sucedê-lo no comando do SBT.
Para o próximo ano, como dono, ele está disposto a fazer somente mudanças precisas em sua grade. A idéia é dar tranquilidade ao mercado publicitário com atrações rentáveis. Também deverá negociar salários e administrar os gastos da emissora e do grupo com maior rigor. Para tanto, centralizou o poder e trouxe a sede do Grupo Silvio Santos para dentro do SBT, na rodovia Anhanguera.
Ao se propor a pagar a gigantesca dívida e colocar seus bens como garantia, Silvio Santos se tornou um case no mercado financeiro. Para ele e sua família isso tem sido motivo de orgulho e servido de suporte para diminuir o baque que sentiu quando foi informado que poderia estar quebrado.
Com suas empresas dependendo mais ainda de sua imagem de apresentador, Silvio sabe que a aposentadoria aos 80 terá de ser adiada. Sua meta agora é manter a sua principal ferramenta de trabalho funcionando 100%: o famoso vozeirão. Para isso ele tem feito exercícios diários a mando de sua fonoaudióloga. Começa a se preparar pouco antes da gravação dos programas com exercícios com a boca, língua e sons que o deixam fazendo caretas por um bom tempo. Mas os exercícios de voz não têm hora para acontecer –por exemplo quando sai dirigindo o próprio carro, um Passat alemão blindado 2006, de sua casa no Morumbi em direção ao SBT, aproveita para praticá-los. Coloca a língua perto do nariz, dobrando-a com sua mão e fazendo sons esquisitos.
Imagine o sujeito que o vê fazendo essas caretas quando passa ao lado de seu carro na Marginal Pinheiros. Cena rara e inusitada para um senhor de quase 80 anos. Muitos acreditariam se tratar de uma pegadinha do seu programa "Topa Tudo por Dinheiro". Mas, em se tratando do mundo particular de Silvio Santos, tudo é possível, até mesmo a volta por cima.

Texto Anterior: CAPA: Vik Muniz. O artista troca Nova York pelo Rio de Janeiro e sonha com o Oscar, por Silas Martí
Próximo Texto: TERETETÉ: Mais do que ler, o jornalista gosta de ouvir Chico Buarque, por Edney Silvestre
Índice

 


Clique aqui Para deixar comentários e sugestões Para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É Proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou imPresso, sem autorização escrita da Folhapress.