São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 2005

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Entrevista

"Mostraremos em Enems que os alunos aprendem mais"

Ricardo Semler, 46, é presidente da Semco, empresa de equipamentos industriais e serviços. Está à frente da Fundação Semco, responsável pelo Instituto Lumiar, ao qual pertence a Lumiar, escola democrática que nasceu em São Paulo em 2003. Nela, em espaços sem lousa e sem carteiras, 51 alunos de 2 a 12 anos têm aulas com vários profissionais e realizam assembléias para criar as leis da escola. Nenhum dos quatro educadores e três assistentes da Lumiar é pedagogo. Professor de liderança do MIT (Massachusetts Institute of Technology), ele respondeu à Folha por e-mail.
 
Folha - Por que não há aulas com pedagogos?
Ricardo Semler -
A Lumiar não foge de pedagogos, apenas evita limitar-se a eles. Nenhum de nossos educadores tem menos do que mestrado, e vários dirigentes têm doutorado, mas em sociologia, psicologia, história.

Folha - Qual a crítica mais injusta que a escola recebeu? E a mais justa?
Semler -
A mais injusta, por desinformada, é a de que se trata de um sistema em que as crianças fazem o que querem e aprendem menos. Daqui a pouco, mostraremos em Enems [Exame Nacional do Ensino Médio] que, na Lumiar, os alunos aprendem e retêm muito mais. Entre as críticas mais justas estão as de que a escola assusta a elite e que as turmas são intelectualizadas demais.

Folha - Você teve educação formal. Não foi bom?
Semler -
Não. Retive muito pouco do que me fizeram decorar. Por sorte, tirei notas muito baixas, passei no vestibular em penúltimo lugar e saí raspando da faculdade. Com isso, tive tempo para tentar aprender o que realmente me interessava. Se tivesse estudado na Lumiar, como meu filho, não saberia a diferença entre escola e o resto da vida, não temeria provas e teria tido tempo para investigar melhor minhas questões emocionais.
(Denise Ribeiro)


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