São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de game é similar à do cinema

Brasileiro que trabalhou em StarCraft II, da Blizzard, fala sobre o processo de criação

Divulgação
Fausto Martini, diretor de arte da Blizzard, durante o lançamento de StarCraft II em SP

CLAUDIO PRANDONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Produzir animações para um jogo de videogame é um processo cada vez mais similar a criar um filme de animação para o cinema. Quem afirma é Fausto de Martini, brasileiro que trabalha como diretor de arte na Blizzard, produtora americana que lançou recentemente o game de estratégia StarCraft II.
Funcionário da empresa há oito anos, ele esteve no Brasil até o início deste mês para trabalhar na promoção do lançamento do jogo exclusivo de computador.
"Começamos todos os projetos com storyboards desenhados. Depois, fazemos animações em 3D com geometria simples, enquanto um outro departamento trabalha com artes conceituais e modelagem de elementos", explica Fausto em entrevista à Folha.
"Depois, quando os personagens estão todos animados, eles passam por um outro departamento, que cuida da iluminação, e aí tudo é colocado junto. O processo é muito semelhante a um estúdio de animação, mas em menor escala".

DICAS PARA INICIANTES
Para aqueles que desejam entrar na área, ele recomenda "estudar muito, trabalhar duro e ter humildade para reconhecer os pontos de seu trabalho que não são tão fortes". Buscar referências visuais na internet e criar um catálogo é outra dica.
"O trabalho de design e computação gráfica é uma interpretação do mundo real e de outros designs, então é necessário ter sempre referências à mão".
Fausto fala por experiência própria: a vaga na Blizzard surgiu após ele ter publicado em fóruns na internet um modelo em 3D inspirado nos soldados Marine, personagem da série StarCraft. A qualidade do trabalho chamou a atenção de diversos estúdios, incluindo a Blizzard, que fez então uma oferta para Fausto trabalhar nos EUA.


Texto Anterior: Games: Em português
Próximo Texto: Campanha pede diminuição de impostos para games importados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.