São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informática tem recurso próprio

da Reportagem Local

Capacitar as empresas de informática para a concorrência. Esse é o objetivo do Instituto de Tecnologia de Software (ITS), uma espécie de Sebrae das pequenas empresas desse setor.
A entidade faz parte da Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex). "Entre os nossos serviços, estão cursos, participação em feiras e obtenção de recursos", afirma Descartes de Souza Teixeira, diretor do ITS.
Para participar, o empreendedor deve pagar uma anuidade, que varia segundo o faturamento anual -uma empresa que ganhaaté R$ 120 mil paga R$ 600. O sócio tem desconto nas atividades, que também são abertas aos não-associados.
Outro serviço é a compra de espaço em feiras, como a CeBIT (Alemanha) e a Comdex Fall (EUA).
O ITS também busca linhas de financiamento para o setor. "Em 97, foi realizada a Chamada Nacional da Softex (CNS), destinada às empresas de software que queriam exportar", conta o consultor Caio Angarita Silva, 40. O instituto também possui linhas com o BNDES e com a Fapesp.
A Byt & Brothers, que produz CD-ROMs educacionais, é uma das associadas do ITS que conseguiu recursos. "Com a verba, fizemos versões em espanhol dos produtos para exportar para a Espanha", conta Mauricio Milani, 29, um dos sócios.
Ele sentiu dificuldade na elaboração do plano de negócio (leia texto na pág. 3). Além dos recursos, a empresa conseguiu uma bolsa do CNPq para manter um pesquisador.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.