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Eventos atraem a atenção da mídia e dos artistas
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Uma pesquisa sobre a culinária
brasileira, feita pela empresária
Mara Sales, 45, deu origem à Semana da Cozinha Regional Brasileira, que acontece todo mês de
agosto, no restaurante Tordesilhas, em São Paulo.
"Não sabia que os clientes iriam
se interessar tanto. Nem sequer tínhamos um trabalho de divulgação e ganhamos espaço em todos
os jornais", conta Mara, que também é professora de culinária.
No último evento, o restaurante
gastou -com contratação de
músicos, garçons, decoração, ingredientes especiais e divulgação- cerca de R$ 25 mil. Nos dez
dias do festival, a casa obteve um
faturamento de R$ 30 mil, com lucro líquido de R$ 5.000.
Durante o evento e nas semanas
seguintes, a clientela do Tordesilhas costuma dobrar, mas, segundo a empresária, o mais importante é a manutenção do nome da
casa, que tornou-se famosa por
pesquisar a culinária brasileira.
Para o próximo festival, os valores devem triplicar, pois a casa
mudou de endereço e aumentou
sua capacidade.
Artistas
Geraldo Magela Carneiro, 50,
que comanda há nove anos o restaurante Consulado Mineiro, em
Pinheiros (zona sudoeste de São
Paulo), encontrou uma forma barata de divulgação. "Ofereço refeições para atores teatrais, e, em
troca, eles agradecem o apoio do
restaurante no final da peça."
Ele investe cerca de R$ 1.000
mensais nas refeições para os artistas e na divulgação da casa. "Esse tipo de marketing dá mais retorno e custa bem menos", ensina
Carneiro. O Consulado Mineiro
apoia cerca de seis eventos culturais por mês.
Consulado Mineiro: 0/xx/11/3064-3882; Tordesilhas: 0/xx/11/3107-7444.
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