São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000



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Eventos atraem a atenção da mídia e dos artistas

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Uma pesquisa sobre a culinária brasileira, feita pela empresária Mara Sales, 45, deu origem à Semana da Cozinha Regional Brasileira, que acontece todo mês de agosto, no restaurante Tordesilhas, em São Paulo.
"Não sabia que os clientes iriam se interessar tanto. Nem sequer tínhamos um trabalho de divulgação e ganhamos espaço em todos os jornais", conta Mara, que também é professora de culinária.
No último evento, o restaurante gastou -com contratação de músicos, garçons, decoração, ingredientes especiais e divulgação- cerca de R$ 25 mil. Nos dez dias do festival, a casa obteve um faturamento de R$ 30 mil, com lucro líquido de R$ 5.000.
Durante o evento e nas semanas seguintes, a clientela do Tordesilhas costuma dobrar, mas, segundo a empresária, o mais importante é a manutenção do nome da casa, que tornou-se famosa por pesquisar a culinária brasileira.
Para o próximo festival, os valores devem triplicar, pois a casa mudou de endereço e aumentou sua capacidade.

Artistas
Geraldo Magela Carneiro, 50, que comanda há nove anos o restaurante Consulado Mineiro, em Pinheiros (zona sudoeste de São Paulo), encontrou uma forma barata de divulgação. "Ofereço refeições para atores teatrais, e, em troca, eles agradecem o apoio do restaurante no final da peça."
Ele investe cerca de R$ 1.000 mensais nas refeições para os artistas e na divulgação da casa. "Esse tipo de marketing dá mais retorno e custa bem menos", ensina Carneiro. O Consulado Mineiro apoia cerca de seis eventos culturais por mês.

Consulado Mineiro: 0/xx/11/3064-3882; Tordesilhas: 0/xx/11/3107-7444.


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