São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Habib's planeja criar filial em Los Angeles

VINÍCIUS PRECIOSO
EDITOR DO TUDO

O Habib's, rede brasileira de fast food de comida árabe, prepara sua entrada no mercado norte-americano. O primeiro restaurante deve ser inaugurado no início do próximo ano, em Los Angeles.
A marca está buscando um parceiro nos EUA para dividir o investimento na nova filial -cerca de US$ 5 milhões, a serem gastos em pesquisas de mercado, montagem da loja e construção de uma central de abastecimento.
Para o presidente da rede, Alberto Saraiva, a concorrência com outros fast foods norte-americanos não deve frustrar os planos da marca. "Nos EUA, há muita gente vendendo a mesma coisa. Queremos conquistar o mercado local com produtos diferenciados e preços baixos."
O restaurante norte-americano será o segundo passo do Habib's rumo à internacionalização. Em março, a marca inaugurou sua filial mexicana, na cidade de Nezahualcoyoti, vizinha à Cidade do México. "Até o fim do ano, devemos ter mais cinco lojas."
A segunda unidade será montada na avenida Insugentes Sul, uma das mais movimentadas da capital mexicana. O terceiro restaurante mexicano do Habib's deve ser de um franqueado.
Os interessados em abrir uma franquia no exterior devem investir cerca de US$ 395 mil -US$ 350 mil na reforma do ponto e US$ 45 mil com a taxa de franquia, chamada em espanhol de "cuota inicial".
As "regalias", como são conhecidos os royalties (taxa mensal sobre o uso da marca), equivalem a 5% do faturamento bruto, e as "regalias por publicidad" (taxas de propaganda), a 4%.
Para entrar no México, onde já foram investidos US$ 3 milhões, 16 itens do cardápio receberam um reforço de pimenta.
No primeiro mês, a nova filial, que é a maior da rede, faturou US$ 180 mil (mais de R$ 325 mil) -o faturamento médio de uma loja brasileira é de R$ 150 mil.
O Habib's é a segunda maior rede de fast food do Brasil, com faturamento de cerca de R$ 234 milhões no ano passado. Em primeiro lugar, está o McDonald's, que faturou R$ 1,3 bilhão em 1999.

Habib's: 0/xx/11/5631-1313.



Texto Anterior: Eventos atraem a atenção da mídia e dos artistas
Próximo Texto: Esfirra é comercializada por mais que o dobro do preço de custo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.