Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Despacho de malas marca última noite de cruzeiro

Também é a hora de preparar as gorjetas

DO EDITOR DE “TURISMO”

A última noite de um cruzeiro e o check-out costumam ser meio melancólicos.

No melhor da festa, quando o passageiro já está familiarizado com os espaços e as possibilidades do transatlântico, já sabe de cor a localização da sua cabine, travou amizades e fez sua rotina, chega a véspera de desembarcar e de voltar para casa.

Na noite anterior, antes de cair na folia, arrume direitinho a sua mala, coloque as etiquetas que são fornecidas pelo camareiro e informe-se sobre o horário em que a bagagem deve ser deixada no corredor -em geral, na hora do último jantar.

Dentro da cabine deve ficar apenas o que será preciso vestir e portar na manhã seguinte: documentos, cartão do navio, dinheiro e objetos de valor.

A última noite também é a hora de separar as gorjetas. A maioria das companhias estipulam que o camareiro, o maître, o garçom e até sommelier fazem jus a esse dinheiro (e há uma praxe para essas remunerações).

É impossível esquecer dessas gratificações, já que envelopes serão colocados na cabine na última noite.

A conta das despesas extras (bebidas, passeios, compras a bordo) também é colocada, para conferência, debaixo da porta. Se um cartão de crédito estiver garantindo as despesas e se tudo estiver em ordem, nem é preciso fazer nada. Surgindo alguma discrepância, dirija-se à recepção para acertá-la.

(SC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.