Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Guia das montanhas

Saiba quais são os cuidados necessários para preparar seu "trekking"

Se possível, evite a altíssima temporada, de outubro à primeira metade de novembro, quando os alojamentos ficam lotados. Evite também a estação das monções, de junho a setembro, quando a vista dos picos fica obscurecida por nuvens, e sanguessugas proliferam. Uma boa época é entre o fim de novembro e o início de dezembro.

As companhias que voam entre Katmandu e Lukla são: Tara Air, Sita Air, Agni Air e Yeti Airlines. Fora da alta temporada, é possível comprar passagens sem reservá-las com antecedência. É necessário pagar a passagem do carregador contratado em Katmandu.

Guias e carregadores podem ser contratados em agências em Katmandu ou em Lukla. As agências na capital são obrigadas a segurá-los contra imprevistos. Quando o viajante os contrata no início da trilha, ele assume os encargos de saúde e segurança.

Há uma espécie de "dilema moral" entre os viajantes quanto a contratar um carregador ou não. O fato é que trata-se de uma profissão bem estabelecida na região e uma das mais bem remuneradas. Não há estradas nem automóveis na região.

Também não deixe de levar uma lanterna (de cabeça, de preferência), protetor solar, mapas, lenços umedecidos e uma quantidade suficiente de dinheiro. Para 15 dias de permanência, são suficientes 40 mil rúpias nepalesas (cerca de US$ 50).

Faça um seguro de viagem que inclua resgate de helicóptero e, se possível, remoção para algum país vizinho. Durante a alta temporada há resgates aéreos diários de "trekkers" que sucumbem, geralmente ao mal da altitude, e não são raros os helicópteros que acabam se acidentando devido às condições difíceis.

FOLHA.com

Conheça mais dicas para a sua viagem
folha.com/no1054829

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.