Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jack London

"(...) onde segundos antes havia apenas uma parede de água gigantesca e um terrificante troar está um homem, ereto, em toda a sua altura; e ele não se debate naquela situação selvagem, não é sepultado e esmagado pelo monstro poderoso, mas, sim, se mantém em pé em cima dele, calmo, soberbo, firme sobre o vertiginoso ápice, (....) voando rápido como a onda que o transporta. Ele é um Mercúrio -um Mercúrio moreno. (...) Mais do que nunca me convenci que se trata de um esporte aristocrático, de reis. (...) e a transformação de uma ondulação lisa num vagalhão espumante não é abrupta, a não ser quando o fundo do mar se desnivela abruptamente.

(...) E assim é o fundo da praia de Waikiki, o que a torna esplêndida para surfar. Pega-se a onda exatamente no momento em que começa a quebrar e vai-se com ela até a praia.

(...) Nunca vou me esquecer da primeira grande onda que peguei lá fora, em águas profundas. Eu a vi chegando, virei de costas para ela e remei como se minha vida dependesse disso. (...) Quando descrevi a maravilhosa água do Havaí, esqueci de descrever o Sol maravilhoso do Havaí. É um Sol tropical e, mais do que isso, na primeira quinzena de junho, é um Sol traiçoeiro, insidioso e enganador.

(...) De qualquer modo, uma coisa está decidida: o Snark não sai de Honolulu até que eu também (...) não me transforme num Mercúrio bronzeado, com pele que não descasca."

Trechos de "Um Esporte Real", 5o capítulo de "A Travessia do Snark", de Jack London (ed. Best Seller)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.