Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crianças com mais de 500 anos podem ser vistas em Salta

Corpos foram encontrados em expedição e hoje são guardados no Museu de Arqueologia de Alta Montanha

"Niños de Llullaillaco" foram oferecidos em sacrifício no vulcão de mesmo nome e descobertos em 1999

DO ENVIADO A SALTA e jujuy

Três dos mais famosos moradores de Salta residem num grande edifício do século 19 em frente à praça 9 de Julio. São crianças, mas têm mais de 500 anos.

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha (MAAM; maam.culturasalta.gov.ar) foi criado em 2004 para abrigar os restos mortais daqueles que hoje são conhecidos como "los niños de Llullaillaco" -jovens incas oferecidos em sacrifício no vulcão de mesmo nome.

O Llullaillaco possui 6.739 metros de altura e marca a fronteira entre o Chile e a Argentina. Próximo a seu cume está o sítio arqueológico considerado mais alto do mundo, conjunto de edifícios usados pelos incas como altar.

Em 1999, escavações de uma equipe norte-americana no local descobriram os três corpos em estado quase perfeito de conservação.

Acreditava-se que as crianças sacrificadas eram intermediárias entre os homens e os deuses. A escolha dos indivíduos que seriam executados era realizada na capital do Império, em Cusco, e o ritual (chamado de "capac cocha") era restrito a jovens de famílias da elite.

Dopadas com chicha, uma bebida fermentada de milho, as crianças provavelmente morreram de hipotermia ao longo do inóspito caminho que levava ao altar cerimonial. Cada uma foi encontrada com objetos (pequenas estátuas e adornos) característicos ao redor de si.

Não se sabe se seus sacrifícios ocorreram como parte de uma mesma cerimônia, tendo acontecido em algum momento entre 1480 e 1532 -esta última data marcando a queda da civilização inca frente à conquista espanhola.

O primeiro a ser encontrado na expedição de 1999, o único menino do grupo, "El Niño", tinha entre seis e sete anos de idade. Depois dele, foi retirada "La Doncella", uma menina de 15 anos, provavelmente uma "accla", ou virgem do sol -mulheres escolhidas como sacerdotisas, criadas em casas especiais, espécies de convento. Folhas de coca foram encontradas em sua boca, sendo que a planta era usada apenas em circunstâncias ritualísticas.

Com seis anos, completa o grupo "La Niña Del Rayo". Seu nome vem do fato de um raio ter atingido seu corpo quando este já jazia a mais de um metro da superfície, afetando um braço e parte do tronco. Apenas um corpo é exibido por vez ao público no MAAM.

(DANIEL MÉDICI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.