Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teleférico leva a alto de morro e apresenta vista ampla da cidade

À noite, bares, restaurantes e casas noturnas enchem de turistas

DOS ENVIADOS A SALTA E JUJUY

Para ter uma visão panorâmica da cidade de Salta, o melhor mesmo é pegar o teleférico que sai do parque San Martín (entre a av. San Martín e a rua H. Yrigoyen) e sobe o morro São Bernardo.

Do alto de seus aproximadamente 285 metros, num dia claro, é possível apreciar a vista de toda a cidade, que está encravada no vale de Lerma. Trata-se de um bom local para assistir ao pôr do sol atrás da cordilheira.

Estrategicamente instalado no cume da montanha, um parque é buscado pelos residentes que praticam esportes, enquanto os turistas tiram fotos -por aqui, equipes locais organizam descidas em mountain-bike por trilhas dentro da mata.

Se a fome apertar, um café e restaurante vende empanadas a preços acima da média para a região.

O teleférico funciona todos os dias das 10h às 19h e custa 30 pesos (R$ 13) por pessoa para um percurso de oito minutos, mas há quem prefira pagar só metade e descer a pé. O caminho, porém, é longo -e é preciso ter em mente que Salta está a uma altitude média de 1.200 metros acima do nível do mar, tornando qualquer atividade física mais exaustiva para os recém-chegados de locais menos elevados.

DE BAR EM BAR

À noite, a rua Balcarce é fechada para carros e transforma-se em uma passarela de bares, restaurantes e casas noturnas repletos de turistas e moradores locais.

As opções musicais incluem música pop, eletrônica, rock internacional e cancioneiro folclórico regional. O mais tradicional é o pioneiro La Vieja Estación, onde músicos locais se apresentam acompanhados de um excelente cardápio da culinária regional com destaque para as empanadas de carne picante e os pratos à base de milho como o locro (veja na página ao lado) e a humita, uma espécie de angu feito de milho e queijo, envolto em pamonha de milho.

Outras boas opções culinárias são os restaurantes Frida e La Cocina Pirata. Um dos bares mais charmosos do local é o Café del Tiempo, cuja decoração de mesas de madeira escura lembra os bares de San Telmo, em Buenos Aires. Os arredores da praça 9 de Julio concentram outro ponto gastronômico da cidade, uma alternativa mais barata e tranquila à movimentada rua Balcarce.

(DM e MP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.