São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro histórico é um bom local de hospedagem para turistas

DA ENVIADA A MADRI

Alguns dos bons lugares para se hospedar em Madri ficam no coração do centro histórico, no entorno da Gran Vía ou, dependendo do orçamento, no passeio do Prado.
São locais de onde se pode começar percursos a pé, cruzando as transversais e desembocando em algumas das inúmeras praças madrilenas, entre elas a praça Mayor, quadrilátero cercado por edifícios de três andares e cujo formato está preservado desde meados do séc. 17.
A praça é cheia de bares e cercada por comércios de quinquilharias. O acesso é por nove portas, algumas precedidas de escadarias. A poucas quadras, ficam alguns dos monumentos da época em que cruz e espada alargavam, unidas, as fronteiras do Império Espanhol.
Entre eles, o Mosteiro das Descalças Reais, convento de freiras clarissas do século 16, e o Palácio Real, de 270 anos, que substituiu a original, destruída num incêndio.
A família real não mora mais no palácio, usado para ocasiões solenes. O rei Juan Carlos vive em outro edifício histórico, menor, La Zarzuela, nas imediações de Madri.
Ainda perto da praça Mayor, a Porta do Sol também concentra turistas -as margens dos chafarizes viram bancos improvisados. O largo é ligado à Gran Vía por uma rua de comércio, a Preciados, com lojas de El Corte Inglés, a mais famosa rede de departamentos espanhola.
Na Gran Vía está uma das maiores filiais da rede Casa del Libro, três andares que são passagem obrigatória para os amantes da leitura. (CLAUDIA ANTUNES)


Leia o texto integral, sobre estes e outros passeios em Madri

folha.com/turismo




Texto Anterior: Agitação cultural dita o ritmo de Madri
Próximo Texto: Passeio do Prado concentra exposições
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.