São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cachalotes literários

Livro começa onde "Moby Dick" termina

SAGA - Obra de Philbrick conta a luta de tripulantes após um naufrágio

DA REDAÇÃO

"Moby Dick", o clássico romance de Herman Melville, termina no ataque da imensa baleia. "No Coração do Mar" (Companhia das Letras), livro de Nathaniel Philbrick, começa nesse ponto. Precisamente, no naufrágio do Essex, a história real que inspirou Melville.
Philbrick não se limita a recontar a história. Assim, seu livro, uma obra original, não conflita com a narrativa de Melville. Lançado no Brasil em 2000, "No Coração do Mar" resvala, no entanto, em questões socioeconômicas que moviam a ilha de Nantucket (veja o mapa), de onde partiu o navio Essex. Era ali, nos sécs. 18 e 19, o centro da indústria baleeira.
Mas o que impressiona mesmo nessa obra de Philbrick são os relatos minuciosos sobre a embarcação, a tripulação e a "viagem ao inferno."
O livro descreve a saga de 20 marinheiros que vêem seu navio ser atacado por um gigantesco cachalote no meio do oceano Pacífico. Eles lutam para sobreviver em botes, numa história que mescla esperança e desespero. Talvez com mais doses deste que daquela.
Às vezes o autor abusa de termos náuticos, mas a pesquisa que realizou em todo tipo de documento da época não deixa de mostrar, a cada linha, uma crueza jornalística.
Além de uma impressionante pesquisa documental, o autor reuniu relatos de dois marinheiros, do imediato Owen Chase e do camareiro Thomas Nickerson, antes de escrever.
O livro traz mapas -um deles com o trajeto do Essex-, xilogravuras de um folheto com o relato de um dos sobreviventes e fotos antigas da ilha de Nantucket e suas casas de madeira.
E termina nos deixando com uma sensação assustadora ao constatarmos que "aquilo-tudo-aconteceu-mesmo".
Nascido em Boston, Philbrick é pesquisador da Nantucket Historical Association (www.nha.org). (PPR)


Texto Anterior: Cachalotes literários: Clássico narra história de capitão obcecado por cetáceo
Próximo Texto: Cachalotes literários: Jubartes e francas vêm até o Brasil para dar à luz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.