São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAÍA DE ANGRA

Veja qual rota fazer para chegar ao litoral sul do Rio

Descida da serra via Taubaté tem trecho perigoso, mas bonito; caminho por Cunha tem pedaço de terra

DA REDAÇÃO

São três os caminhos serra abaixo para quem vai a Angra dos Reis de carro: o que liga São José dos Campos a Caraguatatuba, o que vai de Taubaté a Ubatuba e o que conecta Guaratinguetá a Paraty, via Cunha.
A decisão de seguir por cada um deles deve considerar dois fatores: segurança e paisagem, em medidas quase inversamente proporcionais.
A descida por Taubaté guarda paisagens bucólicas, passa por São Luiz do Paraitinga e percorre a serra por um trecho de mata preservada, mas desafia o motorista com curvas bem fechadas e asfalto malconservado. É preciso ter tempo para descer com calma.
A descida pela Tamoios, que chega a Caraguatatuba, tem a vantagem de percorrer uma longa faixa litorânea, recompensando cada quilômetro rodado com vista para praias como a Domingas Dias e a Vermelha do Norte, ambas em Ubatuba. O desafio é resistir ao impulso de dar a viagem por encerrada e ficar ali mesmo.

Histórico
A desvantagem desse caminho é que o motorista enfrenta um tanto de trânsito local, já que a estrada é a ligação entre bairros e muitas vezes passa bem justo da praia.
A rota via Cunha demanda atenção por ter trecho de terra, percorre parte da Estrada Real e desemboca em Paraty.


Texto Anterior: Dia começa cedo em Ilha Grande
Próximo Texto: Foco: "O tempo fechou, e a chuva virou tormenta; estávamos à deriva"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.