São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COSTA DESCOLADA

Construções de época abrigam lojas de artesanato e restaurantes nos centrinhos de Arraial e Trancoso

Janelas contam história do período colonial

DA ENVIADA ESPECIAL A PORTO SEGURO

Muito pela história local, mas também pelas boas opções de compras e restaurantes, os centrinhos históricos de Arraial d'Ajuda e de Trancoso são passeios baratos e divertidos.
Em Arraial, casinhas coloridas construídas em estilo colonial e voltadas para a igreja de Nossa Senhora d'Ajuda contam a história do período nos moldes de suas janelas, seus telhados e suas portas.
Hoje pouca gente mora lá e as casinhas abrigam lojas de artesanato, como a Heccho a Mano, que fabrica luminárias, e restaurantes, como o bom e honesto São João. O generoso PF do Paulinho Pescador (R$ 9, qualquer prato, com diferentes variações), nos arredores, também vale ser lembrado.
Já em Trancoso, o Quadrado, que não passa de um grande campo aberto (ou de futebol, para diversão dos nativos), reúne boas lojas de artesanato, restaurantes simpáticos (como o A Portinha) e a igreja de São João Batista dos Índios. O templo foi construído no século 18 sobre as ruínas do antigo convento jesuítico em homenagem ao padroeiro local. Por dentro, chama a atenção o púlpito de madeira, tido como original.
Externamente, há uma sineira, à qual se tem acesso por uma escadinha construída do lado de fora. Vale dar um pulinho atrás das igrejas de ambos os vilarejos, pois ambas foram construídas sobre platôs com belas vistas.
(CRISTIANE DUARTE)


Texto Anterior: Noitada inclui tour gastronômico
Próximo Texto: Fonte originou Arraial d'Ajuda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.