São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fonte originou Arraial d'Ajuda

DA ENVIADA ESPECIAL

Mesmo com praticamente todas as suas ruas asfaltadas desde 2000 -presente pelos 500 anos do Descobrimento-, Arraial d'Ajuda mantém um certo ar primitivo, embora em menor escala que Trancoso e Caraíva.
O povoado deve suas características atuais aos primeiros romeiros que por lá desembarcaram após a construção, em 1549, da igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, a padroeira local. Diz a lenda que, naquele ano, dois padres estavam com sede e não achavam água boa para beber. Como que por milagre, uma fonte surgiu -e até hoje ela é considerada sagrada, após a passagem de milhares de romeiros pelo local desde aquela época.
Na festa em homenagem a Nossa Senhora d'Ajuda, de 7 a 15 de agosto, a vila chega a receber mais de 15 mil romeiros de várias partes do Brasil que pagam promessas, fazem pedidos e agradecem pelos milagres atribuídos à santa.
A fonte é aberta à visitação e fica perto do centrinho histórico. Há uma brincadeira entre os nativos segundo a qual quem se banha nela sempre volta a Arraial. (CD)


Texto Anterior: Janelas contam história do período colonial
Próximo Texto: Diversão animal: Sea World organiza mergulho com tubarões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.