São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRADIÇÃO

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA EM LORCA

Período é marcado por procissões elaboradas, cânticos e rezas em diversas partes da cidade espanhola

QUARTA-FEIRA
ARRUMAÇÃO FLORAL DOS TRONOS

Vai das 8h até as 14 na igreja del Carmen. (Paso Morado)

ROSÁRIO
Tem início às 20h a reza do rosário em honra à Virgen de la Amargura.

PROCISSÃO DO ENCONTRO
Começa às 22h15, saindo da capela del Rosario. Três imagens- Cristo del Rescate, são João Batista e Verônica- são levadas até as ruas de Juan de Toledo e Villaescusa. Ali, as imagens tomam caminhos diferentes. Elas voltam a se encontrar na praça de España. (Paso Blanco)

VIA-CRÚCIS PENITENCIAL DE CRISTO DA MISERICÓRDIA
Sai às 23h da capela central del Calvario e vai até a igreja del Carmen. Os penitentes levam velas. (Paso Morado)

SAETA AO SANTÍSSIMO DO PERDÃO
Começa à 0h, em frente à igreja del Carmen. Saetas são os cânticos espanhóis da Semana Santa. (Paso Morado)

SERENATA À SANTÍSSIMA VIRGEN DE LA SOLEDAD
Começa à 0h, no átrio da igreja de San Cristóbal. (Paso Encarnado)

QUINTA-FEIRA SANTA
CONVOCAÇÃO DO PASO ENCARNADO
Tem início às 12h. A diretoria do Paso Encarnado, acompanhada de fiéis, parte uma hora antes da igreja de San Cristóbal e vai até a prefeitura convidando as pessoas para a procissão do silêncio.

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
Tem início às 17h30, na igreja de San Cristóbal (Paso Encarnado).
PROCISSÃO DO PERDÃO
Presidida pelo Paso Morado, parte às 19h30 da igreja del Carmen e percorre as ruas da cidade até chegar à avenida Juan Carlos 1º por volta das 20h15. Dali, a procissão volta para devolver as imagens do Paso Morado na igreja del Carmen.

SEXTA-FEIRA SANTA
PROCISSÃO DO SILÊNCIO
A procissão, presidida pelo Paso Encarnado, tem início à 0h e sai da igreja de San Cristóbal, percorrendo as principais vias do bairro de mesmo nome. A procissão ocorre em silêncio absoluto, somente quebrado pelas "saetas do silêncio".

VIA-CRÚCIS PENITENCIAL NOTURNA
Tem início à 0h e é convocada pelo Paso Morado para devolver o Cristo de La Misericordia a sua ermida. Logo depois, têm início procissões feitas por rezadores anônimos durante toda a noite, partindo do Paso Penitencial.

PROCISSÃO PENITENCIAL
Organizada pelo Paso Morado, tem início às 10h30. O ponto de saída é o colégio de San Francisco, onde está o primeiro Paso Penitencial. A procissão se dirige até a ermida da Misericórdia, feita sobre um pequeno monte conhecido na cidade como monte Calvário. Centenas de penitentes encapuzados levando cruzes nos ombros acompanham as imagens de são João Evangelista e da Virgen de Los Dolores. São recitadas orações transmitidas oralmente de geração em geração desde o século 18, que descrevem cada uma das estações da via-crúcis. A procissão é realizada desde o ano de 1600.

CELEBRAÇÃO DA MORTE DO SENHOR
Tem início às 17h, na igreja de San Cristóbal. (Paso Encarnado)

CORTEJO BÍBLICO PASSIONAL DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
Presidido pelo Paso Blanco, tem início às 19h30, na capela del Rosário. O cortejo percorre as ruas até chegar, por volta das 20h30, na avenida Juan Carlos 1º. É o único trecho no qual é possível assistir à procissão toda das arquibancadas. O cortejo da Sexta-Feira Santa é o ápice de todas as procissões de Lorca. Nele concorrem todas as confrarias e desfilam todos os grupos bíblicos e cortejos penitenciais correspondentes.

SÁBADO DE ALELUIA
VIGÍLIA PASCAL E PROCISSÃO
Tem início às 21h. Imediatamente após a vigília começa a queima de Judas, na praça de España. A tradição da queima do Judas -um boneco recheado de palha- data do século 18. Após a queima do Judas, uma procissão sai com a imagem da Virgen de la Encarnación até a igreja de Santa María La Mayor, onde permanece até as 10h do domingo. Dali será levada em procissão até chegar à praça de España, onde ocorre o encontro com Jesus ressuscitado.

VIGÍLIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
Tem início à 0h, na igreja de San Cristóbal. (Paso Encarnado)

DOMINGO DE PÁSCOA PROCISSÃO DO RESSUSCITADO
Tem início às 11h30, saindo de San Patrício. Percorre as ruas Selgas, Fernando el Santo, Alfonso 10, Corredera e Álamo e volta para San Patrício por volta das 13h. A procissão encerra o ciclo da Semana Santa de Lorca. Um dos destaques é a imagem de Jesus Ressuscitado, carregada em meio a uma chuva de pétalas. As confrarias participam com banda de tambores e cornetas, com trajes de gala. Após a procissão tem início a missa em honra a Jesus Ressuscitado e à Virgen de La Encarnación, em San Patrício.

SALVE À VIRGEN DE LA AMARGURA
Tem início às 20h na capela del Rosario (Paso Blanco)


Texto Anterior: Apesar de pequena, cidade tem agitada agenda de festas
Próximo Texto: Tradição: Elaborados mantos bordados fisgam o olhar nas procissões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.