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POR DENTRO DA AVIAÇÃO NA INTERNET
Decolam as vendas de passagens on line
SILVIO CIOFFI
Editor de Turismo
Com o desenvolvimento de sistemas criptografados de informática, nos quais é possível anotar o
número do cartão de crédito com
segurança, decola no país a venda
de passagens aéreas via Internet.
Por meio dos sites das próprias
companhias aéreas, ou de operadores virtuais, esse negócio milionário -que não é novo nos
EUA- possibilitará, em breve, a
chegada do e-ticket, que dispensa
o bilhete e permite ao passageiro a
escolha da tarifa, da comida e do
assento, embarcando apenas com
a exibição de um documento.
Pioneira no uso do e-commerce, ou comércio eletrônico, a norte-americana United Airlines
quer faturar neste ano US$ 2 milhões no Brasil com passagens on
line, disponíveis a partir de março. A cifra equivale a 1% do faturamento no país e é, para o diretor
comercial da United, Plínio Fernandes, "bastante conservadora".
Nos planos da companhia, que
fatura US$ 18 bilhões anuais e tem
sede em Chicago, está, segundo o
diretor-geral Laurence Hughes, a
criação de uma nova empresa dedicada ao e-commerce.
Terceirizada com o lançamento
de ações na Bolsa de Nova York,
essa organização atenderá à Delta
e à NorthWest, possibilitando
ainda que o consumidor faça reservas de hotéis ou de carros.
Outra gigante do setor, a American Airlines, que tem sede em Dallas e também fatura US$ 18 bilhões anuais, vende nos EUA por
meio da Internet US$ 600 milhões/ano -promovendo, às
quartas, vendas com tarifas reduzidas. No Brasil, onde a American
fatura US$ 310 milhões/ano, o diretor-geral Erli Rodrigues afirma
que o e-ticket estará disponível
em seis meses. E ressalta que "há
muito modismo no setor, pois
hoje poucos sites são interativos".
Brasileiras investem em sites
De olho nesse filão, a Varig
-que fatura US$ 2,5 bilhões/ano- anunciou, na última quinta,
aliança com a PSINet para formular aliança estratégica na Internet.
Além de apresentar a nova versão do site da companhia, no qual
o usuário consulta o saldo e o extrato de milhagem do programa
Smiles, a Varig quer ser líder no
comércio eletrônico da América
Latina. Fernando Pinto, presidente da empresa, disse na ocasião
que "mais do que transportar
passageiros, a empresa agora
transporta informações".
Para Luiz da Gama Mór, diretor
de Vendas e Marketing e pessoa-chave da Varig na área, "o perfil
do internauta brasileiro é semelhante ao dos nossos clientes, o
que nos indica que a prioridade é
investir na Internet". A Varig vende bilhetes on line e os entrega ao
usuário desde 1998. Segundo
Mór, a empresa deve chegar ao E-ticket até o fim do ano.
Além das empresas aéreas, o internauta brasileiro também entra
na onda das operadoras virtuais,
como a Lokau.com e a Reserve,
abertas na semana passada. Essas
empresas se dizem orientadas para buscar ofertas e cobram apenas
as despesas da remessa -ainda
necessárias- de bilhetes.
Endereços- United: www.ual.com; Varig: www.varig.com.br e
www.smiles.com.br; TAM:
www.tam.com.br; American:
www.aa.com; Lokau.com: www.lokau.com.br; Reserve:
www.reserve.com.br.
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