São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

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SOBRE ÁGUAS E TRILHOS

Grupo trava contato com fiorde a partir da água, a 70 km/h

DA NORUEGA - Após um almoço corrido no hotel Kviknes, a maior construção em madeira da Noruega (são 165 quartos), o grupo trava contato de primeiro grau com o fiorde, ou seja, desde a própria água. Não existe um ângulo mais favorável para explorá-lo.
Por uma hora e 15 minutos, deslizamos pelo espelho a 70 km/h encapsulados em roupas especiais de neoprene e devidamente agarrados às cordas de um bote de borracha com motor de 225 cavalos.
As paredes de rocha se erguem quase verticais, riscadas por cachoeiras que se despenham centenas de metros, direto no mar.

20 KM DE SUBIDA
O nosso desembarque acontece no molhe de Flam, ponto final do fiorde de Aurland, um braço do Sogne. Ali mesmo fica a estação da linha de trem de Flam (Flamsbana), que é a mais famosa de toda a Noruega.
São apenas 20 km de subida até o platô de Myrdal, 866 metros acima do nível do mar (quer dizer, do fiorde).
Mas que subida: são 20 túneis e vistas abismais tanto do fiorde quanto do vale.

AVENTURA
Quatro quintos do percurso têm inclinação de 1:18. Ou seja, a cada 18 metros percorridos, sobe-se um.
É a mais íngreme do mundo com trilhos convencionais, sem cremalheira. Não é de se admirar que a construção tenha tomado 20 anos.
O programa preferido dos visitantes é subir o trecho de trem e descer a pé por uma das trilhas bem demarcadas próximas dos trilhos e das corredeiras do rio.
Os mais aventureiros arriscam-se pela número três, grau de dificuldade três, até a cachoeira Brekkefossen.
(ML)


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