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SOBRE ÁGUAS E TRILHOS
Grupo trava contato com fiorde a partir da água, a 70 km/h
DA NORUEGA - Após um almoço
corrido no hotel Kviknes, a
maior construção em madeira
da Noruega (são 165 quartos),
o grupo trava contato de primeiro grau com o fiorde, ou seja, desde a própria água. Não
existe um ângulo mais favorável para explorá-lo.
Por uma hora e 15 minutos,
deslizamos pelo espelho a 70
km/h encapsulados em roupas especiais de neoprene e
devidamente agarrados às cordas de um bote de borracha
com motor de 225 cavalos.
As paredes de rocha se erguem quase verticais, riscadas
por cachoeiras que se despenham centenas de metros, direto no mar.
20 KM DE SUBIDA
O nosso desembarque
acontece no molhe de Flam,
ponto final do fiorde de Aurland, um braço do Sogne. Ali
mesmo fica a estação da linha de trem de Flam (Flamsbana), que é a mais famosa
de toda a Noruega.
São apenas 20 km de subida até o platô de Myrdal, 866
metros acima do nível do mar
(quer dizer, do fiorde).
Mas que subida: são 20 túneis e vistas abismais tanto
do fiorde quanto do vale.
AVENTURA
Quatro quintos do percurso têm inclinação de 1:18. Ou
seja, a cada 18 metros percorridos, sobe-se um.
É a mais íngreme do mundo com trilhos convencionais, sem cremalheira. Não é
de se admirar que a construção tenha tomado 20 anos.
O programa preferido dos
visitantes é subir o trecho de
trem e descer a pé por uma
das trilhas bem demarcadas
próximas dos trilhos e das
corredeiras do rio.
Os mais aventureiros arriscam-se pela número três,
grau de dificuldade três, até a
cachoeira Brekkefossen.
(ML)
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