São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO POTIGUAR

Ponte facilita acesso às praias da costa norte

Jacumã atrai com brincadeira de escorregar na areia e cair no lago, enquanto Pitangui é boa para relaxar

DO ENVIADO ESPECIAL

O acesso às praias ao norte da capital ficou muito mais simples com a construção da ponte estaiada Newton Navarro sobre o rio Potengi. Conhecida como ponte de Todos, foi inaugurada em novembro de 2007.
É a mais alta ponte erguida por cabos de aço no Brasil. Durante a travessia de quase 2 km tem-se uma das vistas mais privilegiadas de Natal. O melhor local para avistar a ponte de perto é o caminho de acesso ao forte dos Reis Magos.
A primeira praia depois de cruzar o rio é Redinha, com quiosques e vila de pescadores. Do outro lado das enormes dunas fica a praia mais conhecida da região, Genipabu, epicentro da indústria dos bugueiros. De lá saem os famosos passeios de bugue pelas dunas de Genipabu, com ou sem "emoção", e passeios mais longos e tranquilos rumo ao norte.
A praia é comprida e tem trechos urbanizados. É o canto sul que lhe dá fama. Uma enorme duna ladeia o final da praia, com suas águas calmas e claras. No alto da dunas são oferecidos passeios em dromedários.
Na sequência vêm as praias de Barra do Rio, no encontro do rio Ceará-Mirim com o Atlântico, e Graçandu, com barracas que vendem espetos de lagosta.
Já Pitangui e Jacumã são mais conhecidas por suas lagoas. A primeira, apesar de lotada nos finais de semana, é mais indicada para o descanso, com barracas e mesas dentro da água. Na segunda, os moradores souberam capitalizar a combinação de duna com lagoa e criaram os peculiares "esquibunda" e "aerobunda".
Mais adiante, a praia de Muriú é uma boa parada de almoço, pois concentra restaurantes simples à beira-mar.
Mais ao norte, Maracajaú costuma ser o destino final de grande parte dos passeios de bugue nessa parte do litoral. Aqui ficam os tobogãs e piscinas do parque aquático Ma-Noa. Mas o principal passeio é o mergulho nos recifes de corais, por aqui conhecidos como "parrachos", a 7 km da costa.
Em Touros, onde termina a BR-101, a 100 km de Natal, fica o farol do Calcanhar, o mais alto do país e um dos maiores em concreto no mundo, com 62 m de altura. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Vista de forte consegue tirar turistas da areia
Próximo Texto: Verão potiguar: Mesa se divide entre sabores do mar e temperos do sertão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.