São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRA DO SEMPRE

Peter Pan nasce da aproximação do autor com crianças

J.M. Barrie (1860-1937) conheceu, em passeio no parque, irmãos que o inspiraram a criar o personagem

EM LONDRES

Os jardins de Kensington foram palco da criação de uma das mais célebres lendas ocidentais. Foi passeando por ali com seu cão Porthos que o escocês J.M. Barrie (1860-1937) conheceu os cinco irmãos Llewelyn Davies, no final da década de 90 do século 19.
Da amizade com as crianças, criou Peter Pan. E deixou para trás relatos de uma história dramática e cheia de mistérios.
A aproximação do solitário autor, que vivia em Bayswater, ao lado do parque, com os meninos foi vista com desconfiança por parte da sociedade.
Apesar de nenhuma evidência de que Barrie possa ter tido contato sexual com os garotos, o fantasma dessa dúvida assombrou suas vidas. Todos tiveram mortes trágicas, sendo a mais terrível a do próprio Peter, que se atirou debaixo de um trem do metrô, em 1960, na estação Sloane Square.
Peter Pan hoje "mora" num canto do parque. A estátua de bronze de 1912 não teve a aprovação de Barrie, que não gostou do modelo usado por George Frampton. (SYLVIA COLOMBO)


Texto Anterior: Jardins de Kensington inspiraram reis e artistas
Próximo Texto: Terra do sempre: Escritores nunca se cansam de Londres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.