São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRA DO SEMPRE

Placas azuis indicam morada de ilustres

Myriam Gomez, viúva de Cabrera Infante, organiza notas do escritor em sua casa, em South Kensington

EM LONDRES

Kensington não é apenas o bairro das princesas e dos museus. A literatura e o cinema já habitaram várias de suas casas de inspiração vitoriana e georgiana. Os escritores T.S. Eliot e Henry James e o cineasta Alfred Hitchcock são apenas alguns dos moradores ilustres do mundo cultural que viveram ali. Para conferir onde ficam suas residências -e a de tantos outros nomes famosos- basta seguir as plaquinhas azuis destinadas à sua sinalização (espalhadas também por toda Londres), nas fachadas.
Um bom guia para isso é o site www.blueplaque.com.
O cubano Guillermo Cabrera Infante (1929-2005), autor de "Três Tristes Tigres" e "Fumaça Pura", é um dos escritores que viveram e identificaram-se com as ruas do bairro. Morto há dois anos, deixou a mulher, a atriz Myriam Gomez, cuidando de seu legado, no apartamento em que o casal viveu desde os anos 60, quando fugiu do regime de Fidel Castro.
Gomez hoje dedica seus dias a editar os escritos inéditos do marido. "A Ninfa", romance que mistura recordações de Havana e de Londres é o que lhe tem dado mais trabalho. "No fim da vida, Guillermo escrevia em pequenos pedaços de papel, que ia largando pela casa. Agora quero colocar tudo em ordem, mas sem alterar o sentido das suas lembranças", contou Gomez à Folha.
A atriz recomenda o que considera o melhor passeio pela região: tomar o ônibus número 11, na King's Road, e ir até The Strand. "É bem mais barato do que esses ônibus com circuito para turistas, e dá pra ver a parte mais bacana de Londres." (SYLVIA COLOMBO)


Texto Anterior: Museus lotados e redutos da história do movimento punk cercam a região
Próximo Texto: Terra do sempre: Mercado imanta turista para Notting Hill
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.