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Modalidade era disputada a céu aberto até 1909
DO ENVIADO ESPECIAL
Apesar de ter gozado de
popularidade junto ao público japonês ao longo de sua
história, o sumô teve seus altos e baixos.
Um dos vales desse movimento foi o início da era Meiji (1868-1912), que marcou o
fim do feudalismo no Japão.
Como os principais lutadores eram bancados pelos antigos senhores de terra
(daimyo), houve um breve
declínio no esporte. Em
1884, porém, o imperador
Meiji foi a uma luta, o que
serviu como incentivo para
revitalizar o sumô.
Em 1909, o sumô ganhou
sua "casa": o Ryogoku Kokugikan foi concluído. A partir
daquele ano, a modalidade
passou a ter um teto. Até então, as lutas eram realizadas
a céu aberto -e paravam, por
exemplo, em caso de chuva.
Assim, um torneio previsto para dez dias podia levar
até um mês, a depender dos
caprichos meteorológicos.
Hoje, além de abrigar os
três torneios anuais em Tóquio, o novo Ryogoku Kokugikan (aberto em 1985, com
capacidade para 13 mil pessoas) tem um espaço destinado ao museu do sumô.
Mas a modalidade não é
exclusiva no espaço, que já
foi usado também em eventos de telecatch (shows de luta livre televisionados).
A "profanação" de um espaço originalmente concebido para receber artes marciais, por sinal, marcou a passagem dos Beatles pela capital japonesa em 1966. O concerto foi marcado para o Budokan -espaço que recebeu o torneio de judô na Olimpíada de Tóquio, em 1964.
A banda então foi alvo de
protestos e até de ameaças.
Mas quebrou (também) esse
tabu. Os shows no Budokan
foram um sucesso, e até hoje
o espaço segue imortalizado
também por outros grupos
musicais, que gravaram inúmeros CDs e DVDs na instalação.
(LUÍS FERRARI)
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