São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária inclui peixes e pratos típicos de Minas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MINAS GERAIS

Sempre que se fala sobre viagens e Minas Gerais fica difícil fugir do clichê sobre a hospitalidade mineira. Mas é verdade. Os mineiros sabem como receber. E fazem isso principalmente com comida. Quem viaja por Minas deve esquecer a palavra dieta. Aliás, os mineiros nem devem saber o que isso significa. Se sabem, ignoram solenemente. Ainda bem, ou não conheceríamos o doce de leite com goiabada.
Logo na entrada do Benjamim Guimarães o viajante é recebido com pães de queijo, quitutes típicos e sucos. Não se deixe enganar pela simplicidade na apresentação dos pratos. A boa culinária mineira é delicada e sofisticada. A afirmação pode ser conferida em cada uma das refeições (todas são feitas no barco) orquestrada pelo cozinheiro do Benjamim Guimarães, Fernando de Paula.
O cozinheiro tem duas assistentes na pequena cozinha do barco, mas é ele quem coloca a mão na massa. Decide sozinho o cardápio, escolhe os ingredientes e improvisa muito. "O barco é tombado pelo patrimônio, então nenhuma mudança foi feita na estrutura da cozinha", conta.
Quem espera comer peixe durante a viagem a bordo do Benjamim vai ficar satisfeito. Fernando prepara uma moqueca de surubim -peixe típico do São Francisco- acompanhada de purê de abóbora de comer ajoelhado.
No cardápio da viagem também não faltam pratos mineiros, como farofa, feijão tropeiro, costelinha de porco frita ou galinha ensopada.
Mineiro de Curvelo, Fernando mostrou familiaridade com as panelas desde cedo. Aprendeu a cozinhar aos oito anos, na cozinha da fazenda onde nasceu. Sem formação profissional na área, mas com muita inspiração, ele coordena com maestria a cozinha do Benjamim. (FG)


Texto Anterior: Velho Chico hoje: Seresta na madrugada acalenta os viajantes
Próximo Texto: Velho Chico hoje: Viagem pela água revela faces do São Francisco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.