São Paulo, quinta-feira, 09 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALBÚRDIA Y TORTILHAS

Massa fina e redonda ganha recheios variados e ocupa principal posto na refeição mexicana

Arroz com feijão vira panqueca de milho

DA ENVIADA ESPECIAL À CIDADE DO MÉXICO

Muitos dizem que as tortilhas mexicanas ocupam o lugar do nosso arroz com feijão na culinária local. Estão errados. O espaço conquistado por essa massa fina e redonda feita de milho é muito maior. Ela possui também o lugar de todos os nossos pães e do macarrão. A comida do dia-a-dia mexicano resume-se em tortilhas com qualquer coisa.
E elas enjoam. A cidade inteira cheira a tortilhas das 11h às 11 da noite. Mas não há motivo para desespero: é possível substituir as tortilhas de milho (maiz) pelas de farinha (harina), bem mais suaves. É preciso saber que, em alguns lugares, os garçons darão umas risadinhas quando o turista pedir tortilhas de farinha. Eles podem pensar: "Esses aí são fraquinhos".
Um dos melhores momentos das tortilhas é quando elas protagonizam os tacos al pastor, lanchinho que pode ser comido em barraquinhas ou em restaurantes.
Trata-se de um churrasquinho grego bem condimentado, acompanhado de um pedacinho de abacaxi e pimenta, enrolado nas tais tortilhas. Cinco desses podem equivaler a um almoço e custam em média 5 pesos (R$ 1) cada um.
Outra delícia estrelada pelas tortilhas são as quesadillas. Aqui essas danadas aparecem recheadas de queijo derretido. E, apesar de o prato ter queijo (queso) no nome, ele pode não ter o ingrediente dentro. Há aquelas quesadillas que são recheadas de flor de abobrinha (flor de calabaza).
E as tortilhas não se separam nunca dos chiles, pimentas que aparecem em absolutamente todos os pratos, inclusive o de sobremesa. (HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Depoimento: Peguei o "táxi do crime" na Cidade do México
Próximo Texto: Balbúrdia y tortilhas: Zócalo é extrato concentrado da capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.