São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prove sabores ucranianos em festas regionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A religiosidade caminha junto com outro aspecto importante da cultura ucraniana no Paraná: a culinária. Nas igrejas são celebradas festas tradicionais onde pratos típicos são servidos com fartura.
Em Antônio Olinto, as festividades acontecem durante a Romaria Mariana, no terceiro domingo de novembro, e em 8 de dezembro, no dia da padroeira Maria Imaculada.
Já na igreja de São Miguel Arcanjo, a principal celebração acontece logo após a Páscoa e é chamada de "Haivka", a festa da ressurreição, uma animada comemoração comparável às festas juninas brasileiras, acompanhada de música e comida farta.
Além disso, a comunidade da serra do Tigre comemora o dia do padroeiro São Miguel Arcanjo, que neste ano acontecerá em 8 de novembro.

IGUARIAS
Na igreja do Divino Espírito Santo, a festa de Pentecostes acontece sempre 50 dias após a Páscoa e é a principal reunião da comunidade.
No cardápio, o prato principal é o perohê (também conhecido como pirogue em outras partes do Estado paranaense), um pastel de massa de trigo cozido e recheado com batatas e ricota.
Produzidos em mutirão pelas senhoras que frequentam as igrejas, são servidos em todas as festas religiosas.
Outra iguaria é o charuto de repolho, recheado com carne e hretchka (trigo sarraceno), conhecido como "holubtsi". Nos jantares, o prato mais comum é o borsch, que, na sua versão básica, é uma sopa de beterrabas, repolho azedo e linguiça de porco. Todos os pratos, é claro, são acompanhados do brasileiríssimo churrasco. (FH)


Texto Anterior: Memória da imigração é preservada em igrejas
Próximo Texto: Planet@ Letra: Coleção mostra cidades ao público infantil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.