São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas revelam relacionamento com condessa

DA REPORTAGEM LOCAL

O que d. Pedro 2º tem em comum com o rei inglês Henrique 8º (1491-1547) além do sangue azul? Ambos foram enganados por retratos "melhorados" das noivas antes do casamento.
Segundo "D. Pedro 2º - Ser ou não Ser", de José Murilo de Carvalho, o imperador brasileiro foi se queixar a sua aia, Mariana, e ao mordomo, Paulo Barbosa, de que havia sido ludibriado pelo retrato após ver Teresa Cristina ao vivo.
Henrique 8º -que rompeu com a Igreja Católica ao se casar com a segunda de suas seis mulheres, Ana Bolena- teria se recusado a consumar o casamento com Ana de Cleves, que foi anulado meses depois.
D. Pedro 2º veio a estimar a imperatriz, que era quatro anos mais velha, manca, sem grandes atrativos físicos ou brilho cultural. Mas foi na preceptora de suas filhas, Isabel e Leopoldina, que encontrou o amor de uma vida toda. A condessa de Barral, mais tarde também de Pedra Branca, conquistou d. Pedro 2º sobretudo por sua vivacidade e inteligência.
Anos mais tarde, vivendo na Europa, ela fez parte da comitiva real durante vários trechos das viagens do imperador ao exterior. Nessas ocasiões, a condessa ajudava a planejar o itinerário e a agendar encontros de d. Pedro 2º com grandes nomes das artes e das ciências.
O imperador e a condessa trocaram cartas até 1890, um ano antes da morte dela. A extensão do relacionamento foi revelada quando centenas de cartas de d. Pedro 2º a Barral vieram à tona nos anos 1940. Outras trezentas foram trazidas ao Brasil pelo bibliófilo José Mindlin nos anos 1970. (MDV)


Texto Anterior: Uma viagem "particular": Em Dublin, primeira parada foi destilaria e, de lá, cervejaria
Próximo Texto: Uma viagem "particular": Maratona incluiu 15 pontos em um só dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.