São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UMA VIAGEM "PARTICULAR"

Maratona incluiu 15 pontos em um só dia

No segundo dia em Dublin, imperador começou a bater perna às 7h30, foi à missa e seguiu para Killarney

Shutterstock
Fachada do famoso Trinity College, onde imperador demonstrou grande interesse pelos departamentos de química e de pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo dia de d. Pedro 2º em Dublin foi uma verdadeira maratona, que começou às 7h30, com a visita do imperador ao North Dublin Union, uma instituição para pobres, e só terminou com a partida da comitiva imperial para Killarney, passando por 15 pontos de interesse em um dia.
Da North Dublin Union, d. Pedro 2º foi ao jardim botânico (www.botanicgardens.ie), onde, segundo o "Irish Times", entrou após "alguma dificuldade". O cronista revela uma imagem curiosa do Brasil ao dizer que a exuberância da vegetação do local seria um contraste com o "aspecto seco" da flora em um clima como o do país de origem do imperador.
Dali d. Pedro 2º foi até o cemitério Glasnevin (www.glasnevin-cemetery.ie) para visitar o túmulo de Daniel O'Connell, líder político do séc. 19 conhecido como "Libertador" por sua luta pelos direitos dos católicos. Do cemitério, o imperador passou pela rua Sackville em direção ao pilar de Nelson, coluna com uma imagem de lorde Nelson no centro da rua O'Connell, destruída por uma bomba em 1966. No local hoje fica o Monumento à Luz.
Em seguida, d. Pedro 2º -chamado pelo "Irish Times" de "visitante imperial infatigável"- prosseguiu para o hotel Shelbourne (www.marriott.co.uk), onde encontrou o resto da comitiva para uma missa na capela da rua Whitefriar, templo metodista da cidade até a construção da Centenary Church (www.methodistcentenary.ie). A rua Whitefriar abriga uma das igrejas mais famosas de Dublin, a igreja Carmelita (www.carmelites.ie), onde repousam as relíquias de são Valentim.
Após a missa, o casal imperial seguiu para a Royal Dublin Society (www.rds.ie), que hoje abriga eventos e exposições. Dali, a imperatiz seguiu para o jardim botânico, enquanto d. Pedro 2º engatou uma série de visitas, passando pela Mansion House (www.dublincity.ie), residência oficial do prefeito, pelo Trinity College (www.tcd.ie), onde demonstrou grande interesse nos departamentos de química e pesquisa, e pela Galeria Nacional (www.nationalgallery.ie).
A visita continuou pelo Colégio Real de Cirurgiões (www.rcsi.ie), pela Academia Real Irlandesa (www.ria.ie), pelo observatório do fabricante de telescópios Howard Grubb, pelo City Hall (ww.dublincity.ie) e pela Royal Hibernian Academy (www.royalhibernianacademy.com), que atualmente passa por reformas.
O imperador ainda encontrou fôlego para visitar o parque Phoenix, considerado o maior parque urbano murado da Europa. Se você não tem tanta disposição quanto d. Pedro 2º, prepare-se -percorrer as principais atrações do parque demanda uma boa caminhada. (MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Cartas revelam relacionamento com condessa
Próximo Texto: Telescópio motivou visita a observatório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.