São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telescópio motivou visita a observatório

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos principais interesses da visita de d. Pedro 2º a Dublin era conhecer o telescópio que estava sendo construído por Howard Grubb, filho de Thomas Grubb, o fundador da fábrica de telescópios com o nome da família. Na época, Grubb construía um telescópio refrator de 27 polegadas para o Observatório Real de Viena, então o maior refrator do mundo.
De acordo com as reportagens do diário "Irish Times", o imperador enfrentou algum atraso na visita ao observatório de Grubb em Rathmines por causa de dificuldades em averiguar o caminho. Sir Robert Ball, então astrônomo real da Irlanda, registrou um relato saboroso em "Reminiscences and Letters of Sir Robert Ball", de W.V Ball (Cassell and Co., 1915).
Ao encontrar com o prefeito de Dublin em 1877, d. Pedro 2º disse que seu interesse particular na cidade era ver o grande telescópio que estava sendo construído por um fabricante famoso no mundo todo, de cujo nome ele não se recordava. De acordo com o livro, nem o prefeito nem seu secretário sabiam de quem se tratava, o que gerou uma saia justa, já que o imperador queria ver o telescópio na manhã seguinte.
O prefeito procurou o astrônomo real, que avisou Grubb da visita surpresa, que seria num domingo. De acordo com Ball, d. Pedro 2º estava bem informado sobre as particularidades do telescópio. Grubb havia reunido alguns de seus trabalhadores para receber o imperador.
Na hora de ir embora, d. Pedro 2º, que estava usando um chapéu velho, pegou por engano um chapéu novo de Grubb. O engano foi notado só quando o imperador já estava subindo em sua carruagem.
Tendo a astronomia como um de seus grandes interesses, d. Pedro 2º se tornaria, em 1887, membro da filial de Pernambuco da Sociedade Astronômica de Liverpool (www.liverpoolas.org).

São Carlos
O observatório de São Carlos, parte do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Carlos (www.cdcc.sc.usp.br/cda), tem um telescópio refrator Grubb, usado para ensinar astronomia para estudantes e visitantes. O observatório foi aberto em 1986, na passagem do cometa Halley, e recebe visitas de interessados e escolas -estas últimas devem ser agendadas pelo telefone 0/xx/ 16/ 3373-9191. (MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Uma viagem "particular": Maratona incluiu 15 pontos em um só dia
Próximo Texto: Comitiva imperial foi vaiada por rapaz na chegada à capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.