São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitiva imperial foi vaiada por rapaz na chegada à capital

DA REDAÇÃO

A descrição da chegada da comitiva de d. Pedro 2º a Dublin demonstra o desapego do monarca a pompas e cerimônias durante suas viagens.
De acordo com o "Irish Times", o imperador, vestido com um terno preto simples, "sem nenhuma das insígnias que tão freqüentemente distinguem a realeza", atraiu poucas pessoas com sua visita, "privada e pouco conhecida na cidade".
A imperatriz, "não tão alta quanto seu consorte", que levava um vestido simples, de material escuro, é descrita pelo jornal como tendo uma aparência "muito despretensiosa". O casal imperial foi saudado pelas pessoas que se aglomeraram no local, embora a aclamação não tenha sido unânime.
Segundo o jornal, um homem "jovem e bem-vestido" vaiava a chegada do imperador de maneira "violenta".
Os presentes pediram a ele que parasse com as vaias, mas ele se recusou, dizendo que quem estava ali era Bazaine - a reportagem não esclarece se o rapaz aludia ao marechal francês que se rendeu durante a Guerra Franco-prussiana (1870-1871). (MDV)


Texto Anterior: Telescópio motivou visita a observatório
Próximo Texto: Uma viagem "particular": Pedras hipnotizaram d. Pedro 2º durante 2 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.