UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria, são Paulo e são João Evangelista teriam vivido na cidade, que falava grego, hebraico e latim

Biblioteca e bordel coexistiam em Êfeso

Silvio Cioffi/Folha Imagem
Detalhe das colunas da biblioteca de Celso, que, construída em c. 135, abrigava 150 mil títulos, abrigando a terceira maior coleção de livros do seu tempo


DO ENVIADO ESPECIAL AO MEDITERRÂNEO

Êfeso foi a capital da Ásia Menor no período romano e, no século 1º d.C., tinha cerca de 200 mil habitantes: depois do calvário de Cristo, a Virgem Maria, são Paulo e são João Evangelista são citados como prováveis moradores, por volta do ano 40 d.C.
A julgar pela imensidão da estrada de Mármore, de 4 km, rodeada por colunas de até 8 m de altura, e pelo teatro principal, que comporta ainda hoje 24 mil espectadores, dá para ter uma idéia da importância do local, cuja visitação compreende, hoje, apenas 20% da área total do complexo.
Um dos sítios arqueológicos mais intactos do mundo greco-romano, Êfeso fica nos arredores de Kusadasi, um balneário turco arrebatador diante do mar Egeu, onde vivem 30 mil habitantes -e para onde, especialmente no verão, se destinam 50 mil visitantes anualmente.
As ruínas mais antigas datam de 10 a.C., numa época em que o mar chegava até Êfeso.
De tão cosmopolita, a cidade, que foi refundada pelos romanos em 129 d.C., era fluente em grego, latim e hebraico.
Além do Grande Teatro e da estrada de Mármore, a fachada da biblioteca de Celso, que vem sendo pacientemente remontada por arqueólogos, impressiona, com uma colunata elegante e a fachada ornamentada por estátuas de uns três metros de altura.
Recém-concluída por Caio Júlio, por volta do ano 135 d.C., a biblioteca deveria guardar 150 mil livros -teria sido a terceira maior do seu tempo. Mas Êfeso encerra ainda um passado profano: Príapo, sempre alerta para o amor, deve ter vivido no bordel cujas ruínas ainda existem. (SC)


Texto Anterior: Em mercado, pechinchar sem levar ofende
Próximo Texto: Olímpia se apruma para jogos de 2004
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.