UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAR À VISTA

Embora tenha um navio a mais, temporada na costa brasileira é mais curta, diminuindo a oferta de passagens

Cruzeiros quase lotados agitam estação

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os transatlânticos ainda nem chegaram à costa brasileira e alguns roteiros de dezembro já estão lotados, dando ao passageiro apenas a possibilidade de ficar numa lista de espera.
É o caso do itinerário inaugural do R-5 Blue Dream, que passa por Fernando de Noronha, além dos minicruzeiros e dos roteiros de Réveillon do Melody e do Costa Allegra, sendo que este último já tem 80% da ocupação de toda a temporada vendida, de acordo com Renê Hermann, diretor-geral da Costa Cruzeiros no Brasil.
Embora a costa brasileira receba um navio a mais neste verão em comparação à estação passada, a temporada será mais curta, e por isso o número total de lugares disponíveis nas viagens caiu de 109.308 para 94.514.
Neste ano, todos os navios só chegarão em dezembro -no ano passado o primeiro deles ancorou no país em 25 de novembro- e começam seus roteiros mais tarde. O Costa Tropicale zarpa pela primeira vez do porto de Santos dia 21 de dezembro, para o cruzeiro de Natal.
Os transatlânticos também deverão se despedir do país mais cedo, e em abril não haverá mais nenhum deles por aqui.
Na temporada passada, a instabilidade cambial e as eleições provocaram uma ociosidade de 15% nos cruzeiros, fazendo com que as empresas recuassem um pouco na oferta deste ano.
Hermann lembra que, nesta época, no ano passado, o dólar valia R$ 3,30, e as empresas estavam subsidiando o câmbio. Hoje esse valor caiu para R$ 2,90.



Texto Anterior: Capitão italiano é apaixonado pelo Brasil
Próximo Texto: Operadora trará navio 5 vezes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.