São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Complexo, Erécteion exibe suas esculturas de formas femininas

DO ENVIADO AO MEDITERRÂNEO

Diante do Pártenon, do lado esquerdo de quem entra na Acrópole, fica o Erécteion.
Esse templo complexo, com diferentes níveis e áreas, foi construído com colunas jônicas, num estilo mais decorativo que o Pártenon, cujas colunas são dóricas.
O Erécteion tem também colunas-estátuas em formas femininas, as cariátides.
Ele foi erigido para homenagear, além de Atenas, Poseidon, o deus dos mares que foi derrotado pela deusa na "conquista" da cidade, e pelo mítico rei Erecteu.
Os turco-otomanos instalaram lá o harém do comandante de suas tropas de ocupação, em 1463.
Ao passear pela colina, tome cuidado com o chão avermelhado e escorregadio.
Visite ainda o novo Museu da Acrópole, aberto há dois anos, que conserva 4.000 objetos em 14 mil metros quadrados e fica sobre escavações em andamento (arqueólogos podem ser vistos pelos vidros no chão).
Além de maquetes com diferentes configurações da Acrópole pelos séculos, o museu conserva artefatos e estátuas encontrados na área.
Apesar de as construções serem brancas, originalmente eram coloridas. O museu abriga as cariátides originais do Erécteion, exceto uma, exposta no Museu Britânico. Também tem painéis que adornaram o Pártenon -embora a maioria desses mármores do frontão do prédio tenham sido levados a Londres em 1806 por lorde Elgin.


Texto Anterior: Em obras, Acrópole de Atenas foi igreja cristã e mesquita
Próximo Texto: Até 393 d.C., Olimpíadas aconteciam em Olímpia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.