São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Até 393 d.C., Olimpíadas aconteciam em Olímpia

Sítio arqueológico marca local onde eram disputados os Jogos Olímpicos

Pouco restou do aspecto original, mas local, quase sagrado para o esporte, encerra grande significado histórico

DO ENVIADO Ao MEDITERRÂNEO

É difícil não ceder à aura de Olímpia, na Grécia. Afinal, é a terra das 293 Olimpíadas originais, realizadas de 776 a.C. a 393 d.C., até a dominação romana e cristã.
O ponto culminante da visita é o estádio, que teve sua configuração final por volta de 470 a.C. e recebia até 45 mil espectadores. O ritual dos turistas no local inclui uma corridinha pela pista de atletismo, de quase 200 m.
Isso depois de entrar pela passagem de 32 m que era reservada aos atletas, sacerdotes e outros magistrados.
No entanto, não se empolgue demais: o estádio hoje parece apenas um descampado de terra e pedrinhas.
Não sobrou muito para se admirar entre os outrora majestosos templos da área. Então, é necessário ter imaginação. E sim, havia templos junto ao estádio, porque a prática esportiva era vista como uma celebração sagrada.
No lendário templo em homenagem a Zeus, senhor dos deuses gregos, por exemplo, o maior da península grega do Peloponeso -64 m por 27 m de base, com colunas de 10 m-, não há uma mais única coluna erguida.
Cabe lembrar, no entanto, que esse ponto hoje cheio de escombros abrigava uma das Sete Maravilhas do mundo antigo: a Estátua de Zeus, de 12 m de altura, criada pelo escultor ateniense Fídias, com ouro, marfim e outros materiais preciosos.
A figura do deus ficava sentada em um trono com seu cetro. Ficou um pouco mais do Heráion, templo dedicado a Hera, esposa de Zeus. Quatro colunas estão mantidas, assim como a base das estátuas de culto. (MK)


Texto Anterior: Complexo, Erécteion exibe suas esculturas de formas femininas
Próximo Texto: Mergulhe no mar Jônico e visite fortalezas em Corfu
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.