São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem duas grafias corretas

DA REDAÇÃO

Antártica ou Antártida? Se há quem diga que uma ou outra forma está errada, o fato é que os dois vocábulos são válidos, cada um com sua origem, segundo o capitão-de-mar-e-guerra José Eduardo Martins Pinto Villanova.
O Ministério das Relações Exteriores preferiu adotar Antártida, quando fez a tradução do Tratado da Antártida, celebrado em 1959 e ao qual o Brasil aderiu em 1975.
Já o Proantar (Programa Antártico Brasileiro) adota Antártica. "É o anti-Ártico. Essa é a origem. Mas os dois são válidos na língua portuguesa", explica Villanova.
Idiossincrasias à parte, o objetivo das expedições é científico e tecnológico. Estudam-se a influência da Antártida no mundo e a do homem sobre ela. Os projetos de pesquisa são apresentados ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que estuda o mérito de cada um e os aprova. O tratado também reconhece "ser de interesse de toda a humanidade que a Antártida continue para sempre a ser utilizada exclusivamente para fins pacíficos e não se converta em cenário ou objeto de discórdias internacionais". (MM)


Texto Anterior: Terra de pingüim: Estação brasileira comporta até um orelhão
Próximo Texto: Terra de pingüim: Rumo ao sul, navio flerta com geleiras, poloneses e fauna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.