São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nível da maré dita rumo dos passeios

EM ALAGOAS

Quem define o horário dos passeios pelas piscinas naturais de Alagoas, seja na Pajuçara (em Maceió) ou em Maragogi (no litoral norte, a 136 km da capital), não é o turista, mas, sim, a maré. Ela comanda os rumos da viagem e irá fazê-lo levantar mais cedo ou mais tarde para tomar uma jangada ou um catamarã.
Se quiser estar no meio do mar, a seis quilômetros da praia, e se divertir com os bancos de areia totalmente expostos, é bom saber que os melhores dias para o passeio são nas luas nova e cheia.
"Aproveita-se bem mais [com lua nova e cheia], porque as marés são mais altas e secam bastante", afirma Haroldo Fábio de Santana, dono da operadora Tribos do Maragogi, que leva o turista às galés de Maragogi. Mas isso não significa que a visita nas outras luas seja menos interessante.

Vivo ou morto
Maré viva ou maré morta. É com essa linguagem oriunda dos pescadores que os operadores se referem ao nível da água. A maré morta ocorre nas luas minguante e crescente, e a água fica na altura da cintura. Já na maré viva, nome utilizado nas outras luas, as pedras e os bancos de areia aparecem nitidamente fora da água. Um regalo para as crianças.
Por isso aproveite o litoral sul, que não tem tantas piscinas naturais em um dia de maré morta.
Para saber os horários em que os catamarãs e os barcos vão para as piscinas de Maragogi, consulte a tabela com a altura e o horário das marés no site www.maragogionline.com.br/tabua.htm.
(MARGARETE MAGALHÃES)


Texto Anterior: Em Japaratinga, imperam o sossego e as pousadas rústicas
Próximo Texto: Pontal do Coruripe se clama "um paraíso"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.