São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade é inspiração para novos artistas

Academia de Arte, Arquitetura e Design revela talentos da capital

Instalado em uma antiga fábrica, o Karlin Studios abre o seu espaço para apresentar projetos alternativos


DO ENVIADO À REPÚBLICA TCHECA

Praga é uma cidade inspiradora para artistas e atrai gente de diversas partes do mundo interessada em todas as formas de arte. Acolhedora com novas tendências, galerias e museus se tornam vitrines da efervescência cultural da cena local.
"Existe um movimento cultural muito forte em Praga. Por toda parte o turista se depara com grafite, pintura e música", relata o artista Luis Cerdas Jaubert, 28.
O costa-riquenho se mudou para a cidade há três anos, mas já sentiu a influência dos novos ares. "Antes de vir para cá, eu trabalhava só com design. Mas depois de Praga comecei a ver coisas diferentes e ampliei meu trabalho, partindo para coisas mais conceituais."
O artista, que hoje trabalha também com vídeo e pintura, comenta que o clima cultural permite mais liberdade e experimentações.
"Aqui existem muitas galerias pequenas e alternativas que dão apoio aos artistas, realizando exposições que, às vezes, duram apenas um dia ou uma noite", diz.
Jaubert conta ainda que é comum lojas e restaurantes terem pequenos espaços para abrigar mostras.
Lugares como a Academia de Arte, Arquitetura e Design de Praga (www.vsup.cz) expõem artistas novos, focando revelar talentos locais.
Desde 2001, a escola realiza cerca de dez exposições por ano, com entrada gratuita. Outro lugar muito conhecido, especialmente para ver artistas contemporâneos estrangeiros, é a galeria Meet Factory (www.meetfactory.cz).
Ela tem um amplo espaço para exposições, que serve para se encaixar aos delírios do artista que está expondo. Tem ainda apresentações de filmes e grupos de teatro.
Já o Karlin Studios (www.futuraproject.cz) tem a proposta de ser um grande centro de galerias e estúdios para artistas.
Instalado em uma antiga fábrica, no distrito industrial de Praga 8, o espaço apoia artistas que estão despontando no cenário artístico local e querem experimentar projetos alternativos.
O centro de exibição Manes (www.ncvu.cz), que fica em um imóvel construído na década de 30 próximo ao rio Moldava, também tem seu foco em arte contemporânea, com mostras fotográficas e de pintura. (ANDRÉ ZARA)


Texto Anterior: Água termal vale viagem ao interior
Próximo Texto: Fotógrafo traça roteiro de bares longe dos turistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.