São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO 'THAI'

Comida é salgada, doce e picante, tudo de uma vez só

Dois restaurantes em São Paulo apresentam a culinária do país, combinada com cerveja, chá e vinho

HELOISA LUPINACCI
DA REPORTAGEM LOCAL

A mistura entre sabores -salgado, doce, picante e ácido- é a principal característica da culinária tailandesa, sempre apontada como a mais ardida do Oriente. O título vale. Mas ao lado do ardor, aparecem a suavidade do leite de coco e a delicadeza da erva-cidreira.
A filosofia por trás dessa cozinha é explicada por Bernard Roca, sócio do restaurante Thai Gardens, em São Paulo. "É o equilíbrio que rege a culinária tailandesa, assim como a religião budista [predominante no país]". Dessa maneira, por vezes, pode ser difícil identificar se o prato é salgado ou doce.
A idéia de mescla começa no pilar central dessa cozinha: o curry. "O curry tailandês pode ser amarelo, verde ou vermelho, trata-se de uma massa formada por até 45 ervas e especiarias", explica Roca. O curry tailandês deve ser diluído. E é aí que entra o leite de coco, que, diferentemente do nosso, tem a consistência de um creme de leite. Não fica dividido, em fase líquida e pastosa.
Para apaziguar a quentura gerada pelas pimentas, os pratos vêm acompanhados de arroz de jasmim, um tipo de arroz característico, aromatizado, cuja textura lembra o japonês. Como a principal religião tailandesa, o budismo, não tem restrições alimentares; todos os ingredientes possíveis vão para as panelas. Peixe, frango, carne de vaca ou de porco, massas e pimentas são preparados de maneira elaborada. E são comidos com garfo e colher. A faca não é necessária porque tudo já vem picado. E muitos itens, como bolinhos cozidos e fritos, são levados à boca com as mãos, sem antes receberem um pouco de molho agridoce, no caso dos fritos, ou de soja, no caso dos cozidos. Outra particularidade do ritual à mesa é que os pratos são para todos os comensais. Eles são dispostos no centro da mesa, e cada um pega o bocado que quiser.

Harmonização
Com tanta pimenta é difícil imaginar beber algo que não seja um grande gole d'água para aliviar os ardores. A harmonização de bebidas com a comida tailandesa, no entanto, vai bem além disso. No país, as refeições são acompanhadas de chá. Bastante consagrada é a combinação desses pratos com cerveja, como a Singha, produzida na Tailândia. A cerveja tailandesa é mais forte que a brasileira.
Apostando nessa combinação, o Nam Thai oferece cervejas como as da marca Eisebahn, de Blumenau (SC). Mas o vinho não deixa de ser uma opção.
O Thai Gardens conta com uma boa carta, e o sommelier Fernando Bonfim sugere brancos, espumantes, rosés e tintos para acompanhar a refeição. Os vinhos que mais combinam são os mais leves. Entram na fila, então, principalmente brancos, como rieslings da Alemanha.

Em São Paulo
Se a idéia dessa culinária condimentada dá água na boca, não é preciso lamentar a distância entre a Tailândia e o Brasil. Em São Paulo há dois lugares que servem a culinária tailandesa com fidelidade. O Thai Gardens é o quinto restaurante de uma rede que tem casas na Espanha, Marrocos e México. Na cozinha, oito tailandeses cuidam do preparo de todos os pratos, comandados por Tasanai Phiano-o-Pas, sócia e chef que já foi responsável pela mesa da família real tailandesa.
O Nam Thai também não é o primeiro de sua linhagem. Há outra casa no Rio. Davi Zisman, chef e dono, foi condecorado pelo governo tailandês como propagador da culinária do país. Sem deixar de ser fiel, o Nam Thai segura a onda na pimenta. Claudio Carvalho, gerente-geral da casa, explica: "Há algumas adaptações para o paladar brasileiro, amenizamos alguns sabores".

Nam Thai
r. Manuel Guedes, 444, Itaim Bibi;
tel.: 0/xx/11/3168-0662
www.namthai.com.br

Thai Gardens
av. Nove de Julho, 5871, Itaim Bibi;
tel.: 0/xx/11/3073-1507
www.thaigardensgroup.com


Texto Anterior: Reino 'Thai': Barco navega por rios e canais que ilustram a vida real
Próximo Texto: Leite de coco e pimenta avizinham a refeição tailandesa da mesa baiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.