São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAS AMAZÔNICAS

Centenário, Amazonas mostra riqueza

A caminho das atrações culturais da capital do Estado do Amazonas, conheça as praias da Lua e do Tupé

Gustavo Villas Boas/Folha Imagem
O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, durante o primeiro ciclo da borracha; além de assistir a espetáculos, é possível fazer visitas guiadas no local

NA AMAZÔNIA

Indo a Manaus, anote mais programas na agenda além da visita ao famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões -que formam o Amazonas, a 10 km da capital. O mais que centenário Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e hoje restaurado, mostra a riqueza que a região atraiu durante o ciclo da borracha.
O teatro pode ser visitado durante o dia, em um didático passeio que conta sua história e custa R$ 10, ou durante a noite, quando existe a possibilidade de assistir a uma peça de teatro ou a um espetáculo musical.

Museu-cenário
O museu do Seringal, construído como local cenográfico para a gravação do filme luso-brasileiro "A Selva" (2002), é uma reconstituição de um seringal do começo do século 20.
Estão lá a casa do coronel e o armazém do dono do seringal - de onde os seringueiros compravam tudo-, as casas onde os trabalhadores viviam e tratavam o látex que viraria borracha e a capelinha de orações.
Para chegar ao museu, uma opção é contratar um barqueiro no porto conhecido como marina do David, no final da praia de Ponta Negra.
No caminho até lá, enormes áreas do Exército e da Marinha são sucedidas por mansões e prédios modernos quase à beira do rio. O custo da viagem de barco depende do número de pessoas e do itinerário.
Antes de chegar ao museu, é possível parar na praia da Lua, uma das faixas de areia à beira do rio Negro, que possui quiosques que vendem peixes, sucos, cerveja e outras bebidas.
Se o objetivo é ficar afastado do agito, evite essa praia durante os finais de semana. Um pouco mais para a frente, há a opção da praia do Tupé, local ainda com pouca interferência do homem.
Resorts na selva
Se a idéia for passar uns dias nos arredores de Manaus, uma boa idéia são os hotéis de selva, também chamados de jungle lodges. (GUSTAVO VILLAS BOAS)


MUSEU DO SERINGAL
Margem direita do Tarumã Mirim, s/nº. Aberto de terça a domingo, das 8h às 16h
Tel.: 0/xx/92/3633-2850

TEATRO AMAZONAS
Largo de São Sebastião, s/nº, Centro. Aberto de segundas a sábados, das 9h às 17h Tel.: 0/xx/92/3622-1880




Texto Anterior: Vias Amazônicas: Famílias ribeirinhas ajudam turista em busca do verde na floresta de Tapajós
Próximo Texto: Cardápio de restaurante inclui carne de tartaruga e de jacaré
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.