UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CULTA

Homenagem, feita desde 1981, será em outubro; um dos objetivos é condecorar pessoas por trabalhos à sociedade

Lula deve ir a Oviedo para receber prêmio Príncipe de Astúrias

DO ENVIADO ESPECIAL À ESPANHA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem viagem prevista para Oviedo em outubro, quando receberá o prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional.
Outorgado pelo herdeiro da Coroa espanhola, o príncipe Felipe de Borbon, o prêmio é concedido anualmente desde 1981, com o objetivo de condecorar pessoas, equipes e instituições por seu trabalho nas áreas cultural, científica, social e esportiva.
No ano passado, o prêmio dos esportes foi dado à seleção brasileira de futebol, pelo desempenho desde a década de 50. Neste ano, ao lado de Lula, receberão o prêmio a escritora americana Susan Sontag (letras), o filósofo alemão Jürgen Habermas (ciências sociais) e a inglesa Jane Goodal (investigação técnica e científica).
Se comparecer, como está previsto, Lula se hospedará no hotel de la Reconquista, um monumento barroco do século 18, no centro da cidade. A construção, que originalmente abrigava um hospício, tem uma fachada em que se destaca um escudo da Espanha, exemplo típico da escultura barroca.
Os asturianos dão muita importância à premiação. No ano passado, um dos agraciados, Woody Allen, fez tanto sucesso que a cidade encomendou uma estátua do cineasta, inaugurada em maio deste ano. Em Oviedo, há mais de 70 esculturas no nível do chão, com motivos que retratam o cotidiano da cidade.
(OSCAR PILAGALLO)


Texto Anterior: Culta: Em La Coruña, torre avaliza época em que os romanos mandavam
Próximo Texto: Castro adiou a conquista da Galícia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.