São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMIGO DA ONÇA

Thiago Duarte guarda registros da fauna local, inclusive da onça

Guia fotografa presença felina

Thiago R. A. Duarte/Cedido
Encontro cara a cara com a onça-pintada


DA ENVIADA ESPECIAL

Depois de passar dias no Pantanal e não ver a onça, é possível duvidar de sua existência.
Mas há provas de que elas andam por lá. Algumas dessas evidências foram coletadas por Thiago Duarte, 27, biólogo, "caimaner" (guia do Refúgio Ecológico Caiman) há um ano e meio e fotógrafo há três. Duarte guarda um álbum de fotos que concentra diversos exemplares da fauna e da flora locais -veja fotos nesta página. Embora tenha começado a fotografar quando estudava biologia no interior de São Paulo, foi no Pantanal, e após comprar uma câmera com uma baita teleobjetiva, que ele passou a fotografar de maneira sistemática, alçando o antigo hobby a outro status. Leia abaixo trechos de entrevista concedida à Folha. (HL)
 

Folha - Como esse tempo no Pantanal mudou sua maneira de olhar ou de agir?
Thiago Duarte -
Aprendi a utilizar os sentidos de forma muito útil para qualquer biólogo ou pessoa que aprecie a natureza. Enxergo animais distantes ou escondidos entre as folhagens e os identifico de maneira eficiente. É o mesmo com a audição. Ouço cantos e passos, sei onde procurar e até identificar o animal que está por perto. É o mesmo com o olfato, pois, nas épocas de floração, as flores deixam o ar com perfume agradável.

Folha - Qual foi a foto mais difícil de tirar? A mais rara?
Duarte -
As fotos de onça são as mais gratificantes, pois a onça é rara e bastante arisca. Dizemos que, na maioria das vezes, somos vistos por uma onça, mas não a vemos. Tenho fotos de onça que tirei bem de perto.

Folha - Qual foi a foto mas emocionante?
Duarte -
Fotos de animais em ação, como veados brigando por uma fêmea ou o vôo de uma ave, são muito emocionantes.


Texto Anterior: Paisagem muda da seca à cheia
Próximo Texto: 2 x Brasil (MS): Projeto aumenta população de araras-azuis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.