São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA DA ÍNDIA

Ranakpur concentra devotos do jainismo

Religião é uma das menores e menos conhecidas do país; templo principal tem 1.440 colunas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ÍNDIA

Localizado num vale tranqüilo e verdejante nos montes Aravalli, entre Jodhpur e Udaipur, Ranakpur é um dos maiores e mais importantes complexos jainistas do país.
Do caldeirão religioso que é a Índia, o jainismo é uma das menores e menos conhecidas religiões, similar em muitos aspectos ao budismo e ao hinduísmo.
Para os jainistas, um dos preceitos para a salvação é o respeito a qualquer forma de vida. Alguns monges mais devotos chegam a utilizar máscaras para não inspirar ou engolir insetos inadvertidamente ou se despem por completo para não correr o risco de esmagar pequenos seres com as vestes.
O templo principal, Chaumukha, foi construído no século 14. O interior da edificação é minuciosamente esculpido em mármore. Cada uma de suas 1.444 colunas decoradas com figuras religiosas é diferente da outra, e o resultado é incrível.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Fronteira da Índia: Viajante descansa do caos indiano na equipada Udaipur
Próximo Texto: Fronteira da Índia: Jóia escondida, Bundi resiste ao turismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.