São Paulo, segunda, 16 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escravidão gerou conflito

free-lance para a Folha

As causas que provocaram a Guerra Civil norte-americana foram, principalmente, as taxas de importação e a escravidão.
Desde 1816, os Estados do norte do país -que baseavam suas economias na pequena propriedade, indústria e pesca- queriam elevar as tarifas de importação para se proteger contra a concorrência de matérias-primas e produtos manufaturados do exterior.
Já o sul, onde a escravidão, o latifúndio e a produção agrícola dominavam a economia, exigia taxas menores de importação para as suas necessidades.
O sul -com 4 milhões de escravos- era a favor da manutenção da escravatura, e o norte, contra.
Em 1860, com a eleição do presidente Abraham Lincoln (1809-1865), que defendia idéias abolicionistas em seu programa de governo, a disputa acirrou-se mais ainda.
No início daquela década, 11 Estados do sul tornaram-se independentes dos Estados Unidos, formando os Estados Confederados da América. Essa foi uma provocação que praticamente provocou o conflito, iniciado em 1861. Os Estados do Norte defendiam a união do país.
Consequências
Confederados, do sul, e unionistas, do Norte, combateram durante quatro anos. A economia das duas regiões foram drasticamente afetadas, muitos sulistas abandonaram a região e emigraram para a Inglaterra, México e Brasil.
Em 1865, a guerra acabou com a vitória do norte e um saldo de 618 mil mortos -em batalhas e devido a epidemias.
Entre suas principais consequências, a guerra provocou a abolição da escravatura nos Estados Unidos (por meio da 13ª Emenda à Constituição), destruiu o modelo agrário sulista, estimulou as indústrias nortistas e assegurou a supremacia do governo federal sobre os estaduais. (CSc)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.